A TV Globo alterou seu protocolo e retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos repórteres na cidade do Rio de Janeiro. A decisão vai ao encontro do decreto publicado na terça (26), pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), que passou a ter validade somente nesta quinta-feira (28), após a regulamentação do governador Cláudio Castro (PL). A Record TV, SBT e Band também seguirão as mesmas medidas.
Antes que o primeiro repórter aparecesse sem máscara no RJ1, a apresentadora Mariana Gross leu um comunicado ao público, explicando a mudança nos protocolos da emissora.
“Com o avanço na vacinação do Rio, o governo do estado e a prefeitura publicaram, como você viu, novas regras sobre o uso de máscaras. Então, a partir de agora, a máscara deixa de ser obrigatória na cidade do Rio de Janeiro, em locais abertos e onde não houver aglomeração. Então, sempre que nossos repórteres e entrevistados estiverem nessa situação, eles podem ficar sem a máscara. A medida por enquanto vale apenas para a cidade do Rio. Em cidades que obrigam a utilização da máscara, como Niterói, por exemplo, nossos repórteres vão continuar usando a proteção em todos os lugares”, informou a âncora.
Logo na sequência, o repórter Rogério Coutinho fez uma entrada ao vivo no jornalístico, para falar sobre uma quadrilha que se escondia em um ferro-velho, e já apareceu sem o uso de máscara.
O Portal Alta Definição entrou em contato com Record TV, SBT, Band e RedeTV! e questionou se haveria alguma mudança semelhante nos protocolos dos repórteres baseados no Rio de Janeiro, mas até o momento não obteve resposta. Caso ela aconteça, essa matéria será atualizada.
ATUALIZAÇÃO ÀS 14h00: O SBT respondeu o nosso contato com a seguinte nota: “Quando novo decreto sair no Diário Oficial, os repórteres estarão autorizados a retirar as máscaras em locais abertos. Caso o profissional ainda não se sinta seguro, poderá continuar usando a proteção. Lembrando, que em locais fechados ou mesmo abertos, mas com aglomeração, a máscara será utilizada e nas entrevistas, mesmo em ambientes abertos, os repórteres usarão o protetor e manterão a distância mínima de 1,5 m do entrevistado”.
Leia também: Adriane Galisteu comandará especial de fim de ano na Record TV