A TV Globo está celebrando nessa semana os sete anos do projeto G1 em 1 Minuto. Atualmente comandado por Paula Paiva, Luiza Tenente, Gabi Gonçalves, Clara Velasco e Gessyca Rocha, o boletim foi cariado em 2015 e tem como intuito resumir os principais acontecimentos do momento, em uma linguagem jovem e dinâmica, sempre integrada com as redes sociais.
Atualmente, o G1 em 1 Minuto conta com três entradas de segunda a sexta-feira na programação da emissora: dentro do programa Encontro e nos intervalos da Sessão da Tarde e do Vale a Pena Ver de Novo. Além deles, o G1 tem boletins ao vivo regulares em outros programas. No É de Casa, aos sábados, além de um boletim com checagens de Fato ou Fake da semana. Na GloboNews, ocorrem participações frequentes com boletins de conteúdos especiais do G1 no Estúdio i.
“Acho até difícil quantificar o tamanho da importância do boletim em termos de referência e credibilidade. Esse formato inovou muita coisa, quebrou diversas amarras. O G1 em 1 minuto é a internet na TV, um marco”, afirma a apresentadora Gessyca.
“A internet tem uma linguagem fluida e dinâmica, sem a rigidez que os produtos da TV costumam ter. Apesar de estar na televisão, acho que o G1 em 1 Minuto consegue transmitir a leveza que os ‘nativos digitais’ buscam na hora de se informar. Isso é importante para criar uma conexão da Globo e do próprio G1 com esse público”, complementa Caroline.
“A gente mostra que, em um minutinho só, dá para contar o que de mais importante está acontecendo no Brasil e no mundo, por meio de uma linguagem objetiva e de uma curadoria cuidadosa. O g1 publica cerca de 800 textos por dia. Não é fácil escolher só dois ou três por boletim!”, comenta Luiza sobre a importância do quadro.
Leia também: Márcio Bonfim volta à bancada do Jornal Nacional e ganha chamada na TV Globo