A TV Globo comemora nesta quarta-feira (21), os 50 anos de história do ‘Jornal Hoje’. A emissora começou nos últimos dias, uma retrospectiva dos fatos que foram notícia no telejornal nos últimos 50 anos.
No ar desde 1971, foi no Jornal Hoje que passaram grandes nomes da emissora como William Bonner, Renata Vasconcellos (como repórter), Sandra Annemberg, Roberto Kovalick e Léo Batista.
O jornalista Léo Batista, hoje com 88 anos, inclusive, foi o primeiro a apresentar o programa junto com Luiz Jatobá (1975 – 1982).
A atração jornalística também deu projeção para apresentadores que não estão mais na emissora. Evaristo Costa (CNN Brasil), Carlos Nascimento (ex-SBT), Mariana Godoy (Record TV) e Dony de Nuccio (SBT), são alguns dos nomes que passaram pela bancada do JH.
A atual apresentadora, Maria Julia Coutinho, disse que o ‘JH’ tem a característica de trazer a notícia no calor do momento. “O ‘Jornal Hoje’ é um jornal companheiro, ele se entrelaça com a rotina do telespectador. Ao mesmo tempo, tem a característica de trazer o calor do momento, a notícia que chega naquele instante”, conta.
Webdoc
Através do projeto ‘Memória Globo‘, a emissora traz um webdoc com depoimentos exclusivos de profissionais que passaram pelo Jornal Hoje e mostra o experimentalismo dos primeiros anos e as grandes entrevistas com intelectuais e artistas que marcaram as edições de sábado.
Além disso, a página especial do Jornal Hoje no G1, segue disponibilizando diariamente conteúdo especial por conta do aniversário, como mensagens de parabéns de apresentadores da emissora.
Leia também: Após nove meses, Nadine Basttos anuncia saída da TV Globo