Conhecido repórter esportivo da Globo, Marcos Uchoa é mais um importante nome que deixa a emissora, após mais de três décadas de contrato fixo. A saída do profissional foi confirmada pela emissora na tarde desta sexta-feira (05), através de uma nota em tom de homenagem que foi enviada à imprensa.
Segundo o comunicado, Marcos deixará a televisão e se dedicará vários projetos como escrever livros, dar palestras, cursos, criar uma ONG e ajudar. A despedida oficial do jornalista está marcada para acontecer dentro do programa ‘Bem Amigos‘, do SportTV, na próxima segunda-feira (08), com Galvão Bueno, um amigo de Uchoa, com quem dividiu coberturas importantes.
“Fiz de tudo no jornalismo. Cobri Olimpíadas, Copas, guerras, revoluções, desastres. Mostrei muita gente fazendo muita coisa. Resolvi tentar fazer também. Sempre entrevistei o piloto, agora quero ser o piloto”, explica Uchoa.
Diretor de Esporte da Globo, Renato Ribeiro comenta a importância de Marcos Uchoa para o jornalismo brasileiro: “Não estamos falando de qualquer repórter, mas do repórter. Imagine um ídolo esportivo: Pelé? Senna? Michael Jordan? Phelps? Tyson? Ronaldo? Schumacher? Todos passaram pelo microfone dele. Foram 11 anos morando em Londres, quatro em Paris, oito guerras, tsunamis, Davos, G-7, G-20, Carnavais e 115 países conhecidos. Acima de tudo, Uchoa era um repórter de gente, um repórter que gostava e gosta de gente”, ressalta.
Quem também elogiou o trabalho do profissional foi o diretor de redação do Esporte da Globo, Gustavo Maria e destacou o privilégio de ter tido a oportunidade de trabalhar com Marcos Uchoa.
“Fará muita falta no nosso dia a dia. E mais falta ainda na tela. Um repórter brilhante. Uma carreira irretocável. Um profissional que deixa um inquestionável legado”, disse.