Em 2021, a TV Cultura investiu forte na ampliação de sua cobertura pelo Brasil. Mas em 2022, a emissora promete ainda mais investimentos em qualidade de som e imagem. Desde o dia 23 de dezembro, a TV Cultura passou a contar o recurso Dolby Atmos e HDR, um feito inédito, e não apenas no Brasil, mas na América Latina.
A tecnologia Dolby Atmos é uma das grandes melhorias do audiovisual, presente em plataformas de streaming de músicas, tais como o Apple Music e em breve no Spotify. Já o recurso HDR permite cores mais vibrantes e realistas, muito utilizado em streaming de vídeos como a Netflix e Prime Video.
Segundo o Diretor Técnico Nelson Faria, o áudio Dolby Atmos proporciona uma experiência mais imersiva, deixando a transmissão com áudio de cinema.
A partir de agora, o público de todo o País poderá assistir a programação da TV Cultura com som de cinema, com tecnologia imersiva que opera nos eixos horizontal e vertical do ouvinte, cercando-o como se ele estivesse em uma redoma”, destaca.
A estreia do Dolby Atmos aconteceu com o especial de fim de ano ‘Auto Brasil’, baseado na obra de Aldir Blanc.
O que é preciso?
Para ter a experiência deste áudio imersivo, é necessário ter um televisor, soundbar ou home theater equipado com a tecnologia Dolby Atmos. Basta selecionar, no menu da TV, o 4º serviço de áudio.