Após estar com negociações bem avançadas, a TV Cultura desistiu de adquirir os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2021. A decisão foi tomada após a Rio Motorsports, empresa detentora dos direitos da competição no Brasil, optar pela não renovação do contrato com a Liberty Media, dona dos direitos em todo o mundo.
Em comunicado enviado a imprensa, a Rio Motorsports afirma que as incertezas no calendário da próxima temporada são uma das principais razões do seu declínio na renovação. “A Rio Motorsports comunica que decidiu por declinar da opção dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil. A decisão foi tomada devido às incertezas com o calendário para a temporada 2021, provocadas pela segunda onda de contágio por COVID-19 na Europa”, informou a nota.
O fim das tratativas com a Rio Motorsports também foi confirmado pela TV Cultura em contato com o UOL Esporte. “A TV Cultura encerrou as negociações com a Rio Motorsports para transmissão da temporada 2021 da Fórmula 1”.
Sem a Rio Motorsports mediando as negociações e com o não mais interesse da TV Cultura, todas as atenções retornam para a Globo. A emissora agora tem caminho livre para negociar diretamente com a Liberty Media uma possível renovação de contrato para a exibição da competição.
Leia também: Sem Galvão, Cléber Machado narrará jogo do Brasil pelas Eliminiatórias