A TV Brasil leva ao ar mais um episódio inédito do seriado Histórias de Ferrovias neste sábado (8), às 14h30. Neste registro, a produção documental faz um cruzeiro sobre trilhos pela África do Sul no Expresso Shongololo.
Na língua Zulu, “Shongololo” significa “piolho-de-cobra”. O motivo pelo qual a palavra virou nome da rota do trem fica claro ao observar o Expresso Shongololo atravessando um vale sinuoso com seus 14 vagões.
A jornada de duas semanas, que passa pelo Zimbábue, Moçambique e África do Sul, é um verdadeiro safári pela ferrovia. Para levar os passageiros ao Parque Nacional de Etosha e ao Deserto do Namibe, o Expresso conta com dois vagões reservados ao transporte de micro-ônibus.
Sobre a série documental
Produção da emissora pública alemã Deutsche Welle, ‘Histórias de Ferrovias‘ viaja em alguns dos mais fascinantes trens de todos os tempos e registra imagens impressionantes de paisagens e povos das regiões que os veículos cruzam.
Com direção de Maria Winzen, a atração aborda os diferentes aspectos da viagem sobre trilhos, seja por rotas conhecidas ou caminhos vicinais, em velhos vagões ou a bordo de expressos luxuosos. O seriado mostra que, para alguns, o trem é um ofício; para outros, um meio de transporte; e ainda há aqueles que o veem como atração turística.
Os caminhos percorridos pelos trens revelam paisagens naturais espetaculares e culturas dos mais diversos países. Ao longo de 13 episódios, o programa conduz o espectador por jornadas em todos os continentes.
No Brasil, o série documental reporta o trecho entre Belo Horizonte a Vitória, no “Expresso das Joias” que atravessa o vale do Rio Doce.
Leia também: Jornal da Record atinge 11 pontos e garante vice-liderança isolada em SP