Na quinta-feira (27), às 21h, a TV Aparecida vai exibir a primeira edição do ano da série Desafios da Igreja. A reportagem traz como tema Ecologia Integral, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025 e trazendo pontos do texto-base elaborado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A jornalista Camila Morais vai abordar os impactos ambientais em três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia. Além de conhecer iniciativas da Igreja para minimizar a crise climática.
A equipe também esteve na cidade de Mariana, em Minas Gerais, para ver como está o local após dez anos do rompimento da Barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, que causou 19 mortes e grandes danos ambientais e econômicos. Na Arquidiocese de Mariana, Camila Morais entrevistou o Arcebispo, Dom Airton José dos Santos, que falou sobre as consequências emocionais, sociais e ambientais para quem mora na região e convive com a mineração.
No Pantanal sul-mato-grossense, a reportagem vai trazer os impactos dos incêndios ambientais, suas causas e consequências. Em Corumbá, também no Mato Grosso do Sul, a equipe de jornalismo conheceu comunidades que agora lidam com as pragas nas plantações. E um assentamento onde famílias perderam os enxames de abelhas que eram utilizados para produção de mel e também para ajudar na polinização de espécies.
E por último, o especial vai mostrar como a Igreja Católica tem se preocupado em criar iniciativas para minimizar a crise climática. Em Porto Velho, diversos projetos surgiram a partir da encíclica Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia. Camila Morais conversa com Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho, que incentivou a criação da Pastoral Indígena, com ações de proteção aos povos indígenas, e espaços agroecológicos em áreas da Arquidiocese, além da elaboração de projetos de plantio de árvores nativas.
Campanha da Fraternidade 2025
Em 2025, a CNBB traz Fraternidade e Ecologia Integral como tema da Campanha da Fraternidade, motivada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ e pela realização da COP 30, em Belém (PA) – a primeira na Amazônia, entre outros pontos.
Essa edição do Desafios da Igreja vem de encontro com a campanha, informando o telespectador da TV Aparecida e ajudando a conscientizar que o meio ambiente pede socorro.
O Desafios da Igreja vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.