Em reunião realizada na última quarta-feira (22/03), com representante políticos, a TV Aparecida definiu a data de 13 de setembro, às 21h00, para a realização do Debate com os Presidenciáveis nas eleições deste ano. Será a terceira vez consecutiva que o canal promoverá o evento, em projeto coordenado pela CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O debate, que aprofundará temáticas importantes à nação brasileira, acontecerá dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). O formato e as regras do debate serão definidos em uma nova reunião, agendada para o dia 10 de maio.
Padre Paulo Renato, um dos participantes da reunião com os partidos políticos, comentou, em entrevista à TV Aparecida, sobre a iniciativa de realização do evento: “É importante perceber que essa iniciativa já é uma tradição e vem numa continuidade; você tem o debate de 2014, de 2018, e você vai ter o debate de 2022. O debate se mostrou sempre um momento muito oportuno de esclarecimento e um momento oportuno de esclarecimento para um público muito especial, que é o público católico na sua maioria”.
Eduardo Miranda, editor-chefe de jornalismo da TV Aparecida, que também esteve na reunião, falou sobre os convidados do encontro: “Foi a primeira reunião com os representantes dos partidos com representação no Congresso Nacional, conforme determina a Lei Eleitoral. Foram convidados assessores de pré-candidatos ou de políticos que aparecem nas pesquisas de intenção de voto”.
Assim como os debates realizados em 2014 e 2018, também promovidos pela CNBB e tendo a TV Aparecida como cabeça de rede para a transmissão, o encontro com os candidatos à Presidência da República neste ano terá exibição ao vivo também por outras emissoras de inspiração católica. Existe a possibilidade de em 2022 o debate contar ainda com a transmissão das emissoras de rádio católicas.
Leia também: Carlos Nascimento mediará os debates eleitorais no SBT