O Aparecida Debate desta terça-feira (11), às 22h, vai fazer uma análise do começo do segundo mandato do governo de Donald Trump nos Estados Unidos. E, ainda, como ele poderá afetar outros países do mundo, inclusive o Brasil. O jornalista Eduardo Miranda conduzirá o programa da TV Aparecida, entrevistando especialistas sobre os impactos das recentes ações do presidente norte-americano.
Aos 78 anos, o republicano Donald Trump se tornou o mais velho chefe de estado norte-americano a assumir o cargo, após uma passagem inicial na Casa Branca, entre 2017 e 2021. No mesmo dia em que assumiu, o governante assinou muitas ordens e decretos, cumprindo a promessa feita na campanha.
No primeiro bloco do programa, participa Moacir José dos Santos, doutor e mestre em história pela UNESP, com pós-doutorado pela Universidade do Minho. Ele é professor da Universidade de Taubaté e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a FATEC de Pindamonhangaba. Moacir vai falar sobre os impactos do Governo Trump para a economia global nesse primeiro momento.
Na sequência, o convidado é Cláudio Scalli, secretário executivo do Consórcio Público Agência Ambiental do Vale do Paraíba. Ele também possui ampla experiência na gestão pública, especialmente nas áreas de meio ambiente e habitação, e atuou como Secretário Municipal de Meio Ambiente em diversos municípios. Cláudio vai falar sobre as promessas de Trump de ser linha dura contra restrições ambientais, o que preocupa especialistas.
O terceiro e último convidado é o advogado Vinícius Bicalho, que irá discorrer sobre a política anti-imigração do Governo Trump. Ele é o único brasileiro citado na lista dos melhores profissionais do direito em imigração nos Estados Unidos. Com mais de 22 anos de experiência jurídica e especialização pela Universidade de Miami.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h.