O Aparecida Debate desta terça-feira (14), às 22h, tem como tema a segurança aérea. O jornalista Eduardo Miranda vai mediar a discussão com especialistas no programa da TV Aparecida.
A produção irá destacar que nas ocorrências de acidentes com grande número de vítimas, fica a dúvida se é seguro viajar de avião. Todo acidente passa por uma rigorosa investigação para saber as causas, mas também indicar soluções e melhorias para o transporte aéreo.
O Brasil terminou 2024 com uma estatística trágica para o setor aéreo nacional. O número de mortos em acidentes foi recorde nos últimos onze anos, com 138 vítimas. É quase o dobro do registrado em 2023 e o triplo de 2022. Os dados são do Painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
E para debater o tema, o Aparecida Debate contará com Joselito Paulo, diretor-presidente da Associação Brasileira de Segurança de Aviação, e o Doutor Márcio Patrício, mecânico de manutenção de aeronaves e investigador de acidentes aéreos. No primeiro bloco, os dois especialistas vão avaliar como está a formação dos profissionais que atuam no setor aéreo brasileiro.
O programa ainda vai exibir uma matéria feita pela repórter Rafaela Lourenço, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), que oferece formação para novos pilotos. E também um vídeo disponibilizado pelo Cenipa, que é Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, onde o chefe da instituição, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, fala sobre o trabalho e a responsabilidade do órgão na apuração dos acidentes aéreos.
No último bloco, a produção vai relembrar alguns acidentes para discutir com os convidados quais fatores externos também podem contribuir para a ocorrência de desastres como esses.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h.