Através de um comunicado oficial, a Turner, responsável pela TNT Sports no Brasil, afirmou que deixará de transmitir o Campeonato Brasileiro a partir de 2022. Segundo a direção da empresa, será utilizada uma cláusula de saída, prevista no contrato feito com os clubes.
Dentre as justificativas, a Turner afirmou que essa decisão foi tomada “porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes”.
Apesar desse anúncio, a empresa afirmou que as transmissões do Brasileirão de 2021 não serão afetadas e seguirão normalmente até a última rodada.
O canal hoje é responsável pelos direitos de transmissão das partidas de Palmeiras, Santos, Athletico/PR, Ceará, Fortaleza, Juventude e Bahia na TV por assinatura e exibe o Campeonato Brasileiro desde 2019.
Com a rescisão desse contrato, esses clubes poderão, pela primeira vez, negociar os seus direitos de transmissão a partir da Lei do Mandante, aprovada nesse ano pelo Governo Federal. Essa medida permite o time mandante vender os direitos de suas partidas para quem desejar, sem a necessidade de acordo do clube visitante.
Confira abaixo a íntegra da nota:
“A Turner International Latin America, Inc. – Grupo WarnerMedia, empresa líder em meios de comunicação, notícias e entretenimento, informa que não exercerá o direito de transmitir o Campeonato Brasileiro da Série A, sob a marca TNT Sports a partir de 2022. A decisão não afetará a edição atual do torneio, que será exibida com a mesma qualidade de sempre na PayTV pela TNT e nas plataformas digitais Estádio TNT Sports e HBO Max, até 5 de dezembro de 2021.
A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia.
A WarnerMedia Latin America reforça seu comprometimento com o conteúdo local e continua acreditando no esporte como uma excepcional plataforma para gerar conexões emocionais com a audiência. Neste sentido, seguirá trabalhando para adquirir direitos de transmissão que atendam nossa estratégia de priorizar investimentos em conteúdos mais completos e que proporcionem a melhor experiência aos usuários, sob o slogan da TNT Sports, “Paixão sem Limites”.
Agradecemos imensamente a todos aqueles que participaram deste projeto por terem compartilhado conosco momentos únicos que só o futebol pode criar. Aos clubes parceiros, queremos expressar nossa gratidão e o desejo de sucesso, dentro e fora de campo. Aos nossos fãs apaixonados por futebol, queremos reiterar nosso compromisso de entregar conteúdo de qualidade, com uma oferta cada vez maior de competições, Brasil afora”.
Leia também: Thiago Asmar detona TV Globo após erro em transmissão esportiva