A história de um amor incondicional de uma mãe pela filha, é o tema central da novela ‘Laços de Família‘, um clássico de Manoel Carlos que está de volta nesta segunda-feira (07) no Vale a Pena Ver de Novo. Ambientada no bairro do Leblon, a trama fala de temas universais, como as relações amorosas e familiares em especial as construídas entre pais e filhos.
Estrelada por Reynaldo Gianecchini, Vera Fischer e Carolina Dieckmann, ‘Laços de Família’ será reexibida 20 anos depois, uma vez que,o folhetim foi ar pela primeira vez em junho de 2000, com 209 capítulos originais.
Trama central
Edu (Reynaldo Gianecchini) se apaixona por Helena (Vera Fischer), mãe de Camila (Carolina Dieckmann). A jovem acaba se encantando pelo namorado da mãe, que abre mão desse amor e cede às investidas de Miguel (Tony Ramos). No decorrer da trama, Helena engravida de Pedro (José Mayer), mas apenas para salvar a filha, doente por conta da leucemia.
Miguel
Dono da livraria Dom Casmurro, Miguel (Tony Ramos) é um homem charmoso, culto e educado. Pai de Paulo (Flávio Silvino) e Ciça (Júlia Feldens). Tem sua vida profissional estabilizada, mas o lado sentimental fala mais alto quando conhece Helena (Vera Fischer), com quem se envolve. Dedica-se intensamente ao tratamento do filho, que tem sequelas neurológicas resultantes de um acidente de carro, e tenta uma aproximação maior com a filha.
Cena Inesquecível
Considerada a cena mais marcante, as imagens de Camila (Carolina Dieckmann) tendo os cabelos tosados como consequência do tratamento da leucemia foram usadas em uma campanha da Globo para doação de medula. Nas semanas que se seguiram ao capítulo final de Laços de Família, o Instituto Nacional do Câncer registrou 149 novos cadastramentos. Antes, o índice era de dez por mês.
O drama de Capitu
Uma das tramas paralelas é a história de Capitu (Giovanna Antonelli), universitária que trabalha como garota de programa e, com o dinheiro que consegue, sustenta os pais, Pascoal (Leonardo Villar) e Ema (Walderez de Barros), e o filho de um ano de idade. Pascoal é um intelectual aposentado que trabalha como revisor de livros para Miguel (Tony Ramos), e Ema é dona de casa e costureira. Capitu é ex-namorada do filho de Helena (Vera Fischer), Fred (Luigi Baricelli), a quem não via há muitos anos.
Como o casamento dele com Clara (Regiane Alves) está próximo do fim, os dois se envolvem e, por amor, ela decide abandonar a prostituição. Mas passa por uma verdadeira via-crúcis, que inclui as investidas de Orlando (Henri Pagnoncelli), um ex-cliente obcecado por ela, e as ameaças do ex-marido e pai de seu filho, o marginal Maurinho (Luiz Nicolau). No final da novela, Capitu começa a trabalhar como vendedora na livraria de Miguel e se casa com Fred.
As Mulheres de Pedro
Um dos homens mais disputados da trama é o rústico Pedro (José Mayer). No início da novela, ele se separa da ciumenta esposa Silvia (Eliete Cigarini) e, tempos depois, envolve-se com a veterinária Cínthia (Helena Ranaldi). Por conta de seu machismo, estabelece uma relação de amor e ódio com a moça, por quem sente uma atração irresistível.
Pedro também é alvo da rebelde e espevitada Íris (Deborah Secco), a meia-irmã de Helena (Vera Fischer), que passa a morar no haras após a morte da mãe. Recém-saída da adolescência, ela é uma menina de comportamento dúbio, capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer. Íris se apaixona por Pedro, mas vive às turras com ele, que a trata como criança. No fim da trama, a jovem consegue conquistá-lo.
O Mulherengo Danilo
Mulherengo e bon vivant, Danilo (Alexandre Borges), o quarto marido de Alma (Marieta Severo), é sustentado pela esposa e vive tentando seduzir a empregada Ritinha (Juliana Paes), que acaba engravidando do patrão.
Expulso de casa por Alma, ele descobre que a moça deu à luz um casal de gêmeos e morreu durante o parto. Alma, que não podia engravidar, perdoa o ex-marido e se encarrega de cuidar dos filhos dele.
Laços de Família vai ao ar de segunda a sexta, no Vale a Pena Ver de Novo!
Leia também: Novela ‘Laços de Família’ completa 20 anos de sua estreia na Globo