O canal do Flamengo no YouTube, o “FlaTV“, atingiu nesta quarta-feira (01), a marca de mais de 2,1 milhões de acessos simultâneos durante o jogo contra o Boavista pela quinta rodada da Taça Rio. Com repórter em campo, narrador e dupla de comentaristas, o Rubro-Negro também arrecadou doações dos torcedores e venceu por 2 a 0.
Ao mesmo tempo, o clube vive uma batalha judial com a TV Globo, que inclusive o notificou sobre esta partida com o Boavista, ainda assim, o time se baseou na MP 984, (que altera as regras de transmissão de futebol no Brasil) para colocar o jogo no ar pela internet.
A título de comparação, com a reprise do título do Flamengo sobre o River Plate na Libertadores, a Globo registrou no dia 17 de maio, no Rio de Janeiro, a média de 18,3 e um pico de 22 pontos. De acordo com os dados da Kantar Ibope, essa média representa 2.215.947 de indivíduos.
MP 984
A medida provisória 984 foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 18 de junho. Segundo o texto, os direitos de transmissão dos jogos passam a pertencer apenas ao clube mandante. Antes disso, a lei dizia que os direitos pertenciam às duas entidades esportivas participantes do evento. A MP tem prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60, entretanto, para se transformar numa lei definitiva é preciso da aprovação do Congresso Nacional.
Segundo o Uol, para a CBF, “a nova medida não prejudica quem já tinha contratos estabelecidos, já que as partidas que já tinham transmissão prevista não são afetadas. A diferença é que, a partir de agora, partidas entre clubes sob contrato com emissoras diferentes, que antes estavam “no escuro”, podem ser exibidas”.
Em nota, a Globo defende que a MP não altera contratos já assinados:
“(…) a Globo vem esclarecer que a nova legislação, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal. Por essa razão, a nova medida provisória não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras. A Globo continuará a transmitir regularmente os jogos dos campeonatos que adquiriu, de acordo com os contratos celebrados, e está pronta para tomar medidas legais contra qualquer tentativa de violação de seus direitos adquiridos”.
Leia também: Globo notifica Flamengo sobre transmissão de partida contra o Boavista