Após a eliminação de Rodolfo Bondezan no primeiro episódio, o Top Chef Brasil 4 (Record TV) exibiu o primeiro Desafio de Eliminação da temporada. O programa começou com a decisão de Nara Amaral em imunizar mais 3 participantes. A baiana venceu o Teste de Fogo e escolheu Arturo Báez, Jamile Massahud e Nanda Crioula para escaparem da eliminação.
Os demais seguiram para o primeiro e grande Desafio de Eliminação. Três ingredientes são os protagonistas dessa prova: milho, abóbora e banana. O objetivo é preparar um prato utilizando como base o ingrediente indicado em cada rodada. Os produtos foram escolhidos pela versatilidade, já que possibilitam realizar pratos tanto doces como salgados, possuem sabor intenso e marcante nas receitas e também são bastante utilizados na cozinha brasileira de forma geral.
Duelo final
Depois de 2 etapas, sobraram apenas Gabriel Gialluisi e Bárbara Mattos na cozinha. Desta vez, o ingrediente para a prova foi a banana. A representante do Rio de Janeiro tinha ao seu favor o fato de ser confeiteira e lidar bem com doces.
Mesmo com essa “vantagem”, Bárbara foi a eliminada da vez. Felipe Bronze salientou que a decisão foi dividida entre os três jurados e elogiou o trabalho da participante durante o pouco tempo de Top Chef Brasil.
Saia com a cabeça erguida, porque você fez um belíssimo prato, uma belíssima sobremesa com banana. Você representou os confeiteiros e eu acho que você representou a si mesma muito bem. É uma competição difícil, sim. Acho que você fez por onde participar.
Felipe Bronze
Já a chef Janaína Torres Rueda a garra da participante:
Você é muito guerreira! Eu sei reconhecer uma mulher guerreira. Eu vi a sua garra nessa última prova. Eu vi como você ficou, e eu vi como você se tornou forte nessa última prova. Então saia realmente com a cabeça muito erguida.
Antes de sair do programa, Mattos também agradeceu a oportunidade de participar do Top Chef Brasil 4.
Muita obrigada, de verdade. Aqui só tem gente boa que, e ter chegado aqui, já foi uma vitória muito grande, é o que ficou de aprendizado dessa experiência magnífica, maior da minha vida. A gente deixa tudo lá fora para se arriscar, fazendo um prato bom ou não, total respeito, eu me respeito. Eu fiz uma prova muito feliz. A gente erra, a gente acerta, conhece pessoas. A gente disputa por prêmios, mas gente faz o que ama. Eu estou aqui fazendo o que eu amo, mostrando para o Brasil inteiro, para o mundo quem é Bárbara. Acho que nada paga isso. Muito obrigada!
Bárbara Mattos.
Bárbara tem 32 anos, do Rio de Janeiro (RJ). Atualmente, grava conteúdo gastronômico para a internet. Faz trabalhos de personal chef e dá consultorias. Já trabalhou em padaria, pizzaria, vendeu doce em estação de trem e seu sonho sempre foi a alta gastronomia. Já passou fome na vida e hoje dá valor à comida. Entrou na área pela confeitaria e fez o curso Condon Tec na Le Cordon Bleu. Trabalhou com vários chefs e também no Vale das Palmeiras, do ator Marcos Palmeira, fazendo doces com insumos orgânicos. Define-se como focada, mas também impulsiva, acelerada e quer provar que não faz apenas doces. Gosta de desafios e é competitiva no que faz.
Quem levou a Faca de Ouro?
Antes de anunciar a decisão final, Emmanuel Bassoleil presentou Lorena Lacava com a Faca de Ouro da semana. A participante de Guarapuava (PR) entregou o melhor prato na rodada da abóbora. Assim, ela ganha uma vantagem especial para o próximo Teste de Fogo.
Ganhar a faca de ouro com meu prato de abóbora, um prato vegano, e escutar os elogios que escutei. Eu não acreditei.
vibrou Lorena.
Conheça os participantes da temporada: