Após cinco anos afastada das novelas, seu último trabalho foi A Força do Querer (2017), Glória Perez estará de volta ao horário nobre da televisão brasileira. A TV Globo anunciou que uma trama da autora substituirá Pantanal em outubro. O novo folhetim abordará o impacto da tecnologia na sociedade, a exposição exacerbada das redes sociais e as consequências desastrosas causadas pelas notícias falsas, as famosas fake news.
A nomofobia, medo de ficar incomunicável pela falta do celular, também será um dos temas da produção. Em seu Twitter, a autora compartilhou uma pesquisa em que cientistas listaram os países com os maiores índices de vícios em smartphones. Em 4º lugar do ranking está o Brasil. Já um estudo divulgado pela Digital Turbine, mostra que 20% dos brasileiros não ficam mais de 30 minutos longe do celular.
Quero trazer uma história que emocione e faça pensar, refletir sobre uma porção de coisas, dentro desse universo moderno que estamos vivendo de revolução tecnológica, de excesso de informação. Esse mundo novo que se configura eu quero trazer para essa novela.
Revelou Glória Perez em outubro do ano passado no Altas Horas.
Com o título provisório de Travessia, a nova aposta da TV Globo será ambientada no Maranhão. Acostumada a explorar culturas de outros países, a criadora de O Clone (2001) pretende focar nas belezas naturais do Brasil. Mas não descarta gravar algumas cenas em outro país.
Tem um pedaço dela que tem que ser gravado em Portugal. Portugal tem uma razão de ser: eu preciso que uma das personagens esteja fora do Brasil para a trama poder rolar. O país é bem ali, é amigo da gente. Vamos ver se o coronavírus deixa até a gente mostrar um pouco os brasileiros de lá. Por mais parecido que seja, é bem diferente.
Contou a novelista em uma conversa com o podcast Novela das 9, do Gshow.
Parceria renovada
Parceiro da autora na série Dupla Identidade (2014), o diretor Mauro Mendonça Filho foi escolhido para comandar a direção artística da obra. O profissional de 56 anos tem no currículo produções como Amor à Vida (2013), Verdades Secretas (2015) e O Outro Lado do Paraíso (2017).
O retorno de Dona Helô
Destaque em Salve Jorge (2012), Heloísa (Giovanna Antonelli) estará de volta as telinhas após um hiato de dez anos. A delegada, que investigava o tráfico de mulheres, será responsável por mostrar que a internet não é terra sem lei em Travessia. A personagem roubava a cena com seus looks e bordões, que faziam sucesso com o público.
Ganhadora do Prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela por seu trabalho em Caminho das Índias (2009), Glória Perez possui doze novelas e sete séries na bagagem. Em 1995, a autora foi considerada visionária ao retratar em Explode Coração a história de um casal que se conhecia através da internet.
Usando a tecnologia como a grande protagonista e antagonista do novo enredo, a autora pretende discutir temas atuais, sem deixar de lado o bom “novelão”.
Leia também: Contra HBO Max, Globoplay anuncia novela original para 2022