A Starlink, do bilionário Elon Musk, decidiu que vai cumprir a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e bloquear o acesso ao X no Brasil. Mesmo achando a decisão “ilegal”, a empresa anunciou que vai seguir as regras e está buscando formas de reverter a situação.
No comunicado no próprio X, a Starlink expressou sua insatisfação com a decisão de Moraes. Mesmo assim, garantiu que vai cumprir a ordem. Eles afirmaram que já começaram a tomar medidas legais no STF para tentar desbloquear seus bens congelados no Brasil. “Estamos fazendo tudo que podemos para manter vocês conectados”, disse a empresa, deixando claro que não está nada feliz com a situação.
Essa confusão começou quando Moraes ordenou que o X nomeasse um representante legal no Brasil em 24 horas. Como a plataforma não atendeu à exigência, o ministro determinou o bloqueio do X no país e impôs uma multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar a rede social.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Moraes toma uma medida desse tipo. Em 2023, ele já havia tentado bloquear o Telegram, mas acabou voltando atrás depois que a empresa cumpriu suas exigências.