O Globoplay estreia nesta sexta-feira (19), mais uma série internacional em seu catálogo. A atração, “Quem Quer Ser Um Milionário”, foi palco de uma das maiores fraudes envolvendo um programa de televisão da mídia britânica, exibido originalmente na rede ITV em 2001.
A série ‘Quiz – Quem Quer ser um Milionário’, agora exclusiva da plataforma de streaming da Globo, apresenta a história de Charles Ingram, um major do exército acusado de fraude após vencer o programa de perguntas e respostas.
Ele conquistou o prêmio máximo de um milhão de libras através de um esquema que envolvia dois cúmplices, a esposa Diana e o professor universitário Tecwen Whittock, escondido na plateia.
A técnica? Ao ler as respostas, Ingram hesitava, lançava um palpite a esmo e depois percorria as outras respostas esperando o sinal que lhe indicaria a opção correta: uma tosse no momento certo, entretanto, as 8 câmeras e 21 microfones do estúdio revelaram a fraude. Michael Sheen, Matthew MacFayden, Sian Clifford, Helen McCrory e Mark Bonnar compõem o elenco.
O vídeo original do programa que também mostra detalhes da fraude, tem mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.
Versão brasileira
Ao contrário da série que mostra o golpe, no Brasil deu tudo certo. O formato deu origem ao famoso ‘Show do Milhão’, do SBT e também foi adquirido pela Globo e apresentado como quadro no ‘Caldeirão do Huck’. Na versão da Globo, Luciano Huck aproveita a história dos participantes no decorrer do programa.
Um caso inusitado foi o da professora, Idalina Sabadine, de Bananal-SP. Ela disse na atração exibida em outubro de 2018, que tem uma criação de Sacis, personagem do folclore brasileiro. Na ocasião, Idalina levou um prêmio de 50 mil reais.
Leia também: Record TV emite comunicado sobre saída de Adriana Araújo