O SBT concluiu a primeira fase de suas estreias, com a entrada do Chega Mais e Tá na Hora e nova versão do SBT Brasil. Além disso, promoveu alterações de horários na grade vespertina, com a transferência das novelas mexicanas para mais cedo e o Fofocalizando às 16h30. São 10 dias de mudanças e de muitas avaliações internas para saber o que está ou não no caminho desejado.
Levantamento obtido com exclusividade pela Coluna do Vannucci aponta que o SBT registrou nesses últimos 10 dias redução na média/dia (07h às 24h), média/tarde (12h às 18h), mas certa estabilidade nas faixas da manhã e da noite. A faixa vespertina perdeu 13% de audiência e a média/dia recuou 7%. Esses índices surgem na comparação com os 10 dias anteriores ao início de estreias no SBT.
Entre os dias 01 e 10 de março, na Grande São Paulo, o SBT garantiu 3,6 pontos na média/dia. Já entre os dias 11 e 20, a emissora marcou 3,3 de média. Nessa mesma comparação, a Globo saiu de 12,4 pontos para 13,2 de média e a Record foi de 4,9 pontos para 5,2 pontos. Até a Band registrou um ligeiro crescimento: 1,7 pontos entre 01 e 10 de março para 1,8 pontos nos dez dias seguintes.
É justamente o período da tarde que, nesse momento, tem um olhar mais atento dos diretores do SBT, afinal, as mudanças foram significativas para possibilitar a entrada do Tá na Hora. Segundo o levantamento exclusivo obtido pela Coluna do Vannucci, o SBT perdeu 0,5 ponto na média/tarde (12h às 18h), saindo de 3,7 pontos pra 3,2 de média. Como consequência houve crescimento na Globo (0,7), Record (0,4) e Band (0,1).
Resultados positivos só com o tempo
Entre os diretores do SBT envolvidos com toda essa mudança o discurso é muito semelhante: “é necessário tempo para o telespectador conhecer as novidades e se envolver”. Além disso, esse profissionais não descartam pequenos ajustes no conteúdo, forma, ritmo e até mesmo em tamanho da atração. Mas, tudo a seu tempo, ressaltam.
As primeiras avaliações apontam para alguns acertos, como a inclusão do Chega Mais, que atraiu mais ações comerciais e não alterou significativamente a audiência da faixa matinal. Entre os dias 11 e 20 de março, o SBT marcou na média/manhã (06h às 12h) 2,5 pontos, apenas 0,1 a menos do que nos dez dias anteriores à estreia. Ou seja, de certa forma manteve o público, o que já é um ponto positivo.
Nos bastidores do SBT já é dado como certo que o Chega Mais passará por ajustes em seu conteúdo. É evidente que o programa necessita de mais jornalismo de entretenimento, variedade nas pautas, menos atrações musicais e uma culinária que realmente agregue a quem está em casa. Nos corredores da Anhanguera muitos brincam que o Chega Mais é um longo consultório médico, com vários especialistas por dia. Esse é um sinal da importância da diversidade na pauta.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.