O SBT encomendou a criação de uma estatueta dourada que reproduz o microfone clássico de Silvio Santos (1930 – 2024), utilizado por ele até 2014, em seus programas na emissora. A novidade faz parte dos preparativos para a gravação do Troféu Imprensa, marcada para terça-feira (23). Ainda sem confirmação oficial de que o novo objeto será o prêmio principal da cerimônia, fontes ligadas à emissora indicam que o item terá papel de destaque no evento.
Símbolo marcante da carreira de Silvio, o microfone de mão — preso à roupa — foi uma de suas assinaturas visuais por décadas. No entanto, o apresentador deixou de utilizá-lo em 2014. Na época, ele explicou durante o Programa Silvio Santos que a troca se deu por questões técnicas, principalmente o incômodo com o retorno de som no palco.
Na ocasião, Silvio revelou que passou a usar um aparelho auditivo, não por perda de audição, mas como forma de melhorar a qualidade sonora em suas apresentações. O apresentador chegou a brincar com a situação, mencionando exames médicos e elogiando os equipamentos modernos que passou a adotar em seu programa dominical, atualmente apresentado por Patricia Abravanel.

Silvio Santos, considerado um dos maiores nomes da televisão brasileira, morreu em 2024, deixando um legado que continua a ser celebrado dentro e fora do SBT. A homenagem com a nova estatueta reforça sua contribuição histórica e promete marcar a edição deste ano do Troféu Imprensa com emoção e reconhecimento.