Hoje, 19 de agosto, é o aniversário de inauguração do SBT. A emissora de Silvio Santos virou a queridinha dos brasileiros e já se intitulou como “a TV mais feliz do Brasil”. Estreou numa quarta-feira, às 9h30, mesmo dia em que o contrato de concessão foi assinado. A cerimônia aconteceu em Brasília e durou 15 minutos. Este foi o primeiro programa exibido da rede. Depois, às 12h30, entrou no ar o Povo na TV, apresentado por Wilton Franco, Wagner Montes, Christina Rocha e outros.
Depois de muitas negociações com o Governo Federal, em pleno regime militar, Silvio Santos conseguiu depois de uma concorrência pública a criação de uma rede de TV. Assim, o SBT foi criado a partir de algumas concessões cassadas da extinta Rede Tupi (São Paulo, Porto Alegre e Belém). Muitos programas e artistas passaram pela emissora.
Porém o Programa Silvio Santos, diferente de hoje que era composto por diversas atrações, sempre trouxe muita curiosidade. Entre os anos 1980 e 1990, o dono do canal ocupava praticamente toda a programação do domingo. Há quem jurasse que era tudo ao vivo e Silvio Santos somente trocava de cenário durante as mais 10 horas de programação. Mas não era bem assim. Ele gravava durante quase toda semana os quadros Domingo no Parque, Qual é a Música?, Porta da Esperança, Ela Disse Ele Disse, Arrisca Tudo e muitos outros.
Cine Sol
Todas essa atrações do Programa Silvio Santos (além do programa Hebe, Viva Noite e qualquer outro programa de auditório do SBT) eram gravadas no Cine Sol, que depois passou a se chamar Teatro Silvio Santos. Localizado em uma das esquinas da Avenida Ataliba Leonel, no bairro do Carandiru, zona norte de São Paulo o estúdio era um ponto turístico da cidade onde filas enormes das caravanas chegavam cedo. Em 1996, o SBT depois de sofrer com muitas enchentes nas antigas sedes mudou definitivamente para o km18 da Via Anhanguera, em Osasco (antigo depósito de mercadorias do Baú da Felicidade e das Lojas Tamakavi), e o Teatro foi desativado e ficou abandonado durante anos.
Há pouco tempo, o local foi vendido e atualmente funciona um buffet para festas. Os famosos camarins do Silvio Santos, da Hebe e do Gugu viraram salas para os noivos e convidados. As salas de produção viraram cozinha. O switcher hoje é o espaço onde os noivos desfilam antes de entrar na festa.
Otávio Mesquita, acompanhado pela gerente de comunicação do SBT Maisa Alves, visitou o antigo Teatro Silvio Santos antes da venda para o salão de festas. Uma reportagem nostálgica para quem viveu os bons tempos do local.
Vila Guilherme
Outra sede histórica do SBT tornou o bairro da Vila Guilherme, também na zona norte de São Paulo, um ponto conhecido da cidade. Era exatamente na Rua Dona Santa Veloso número 575. Nos quatro estúdios eram gravados os programas que não tinham auditório (somente platéias pequenas) como Bozo, OraduKapeta, Show Maravilha, Casa da Angélica, O Povo na TV, Coquetel, A Praça é Nossa, Fantasia, por exemplo, e também ficavam os estúdios e a redação do jornalismo. Antes da TVS (TV Studios Silvio Santos), o local foi depósito da Folha da Manhã e foi sede da extinta TV Excelsior. Hoje o local abriga um gigante templo de uma igreja evangélica.
Leia também: A Fazenda 14 pretende estar também no metaverso