A minissérie bíblica ‘Lia’ chega ao fim na noite desta-segunda-feira (9), mas os seus personagens marcantes serão sempre lembrados, como o inescrupuloso Hananias, vivido pelo ator Saulo Meneghetti, 33 anos, se destacou pela sua vilania. Sempre cruel com Zilpa (Thaís Muller), o rapaz muitas vezes servia de ferramenta para as atitudes desonestas de seu pai Labão, interpretado por Theo Becker.
Muito querido nas redes sociais, o ator conta detalhes da composição do personagem, a repercussão do público e a alegria de emplacar seu quarto trabalho na Record TV, a minissérie Lia, escrita por Paula Richard, com direção geral do argentino Juan Pablo Pires.
Nascido em Chapecó, Santa Catarina, o ator ingressou na carreira artística ainda com 12 anos de idade, quando vendia suas próprias obras de arte plástica. Em 2004 tornou-se modelo profissional e fotografou para grandes revistas de moda como Vogue e Stylist. Mas foi somente em 2008 que Saulo estreou na teledramaturgia brasileira, vivendo o personagem Vamp na novela Os Mutantes, da Record TV. Depois ele passou pelo SBT e TV Globo, até retornar à Record em 2016, na pele do personagem Charles de Alencastro da novela Escrava Mãe.
O que você acha da Record TV apostar nas tramas bíblicas?
Acho muito importante essa preocupação não apenas com o entretenimento, mas também em trazer ao público o conhecimento, contar e explicar as histórias da Bíblia, sem dúvidas é um compromisso com verdade, em reforçar a fé e a esperança.
Tenho muita gratidão por todos que estavam comigo nesse trabalho.
Como se preparou para viver o vilão Hananias em Lia?
Procurei entender qual era a visão daquele personagem sobre as coisas á sua volta, a forma que ele poderia se relacionar com as pessoas, porque ele era tão ruim, o que o motivava, assim fui elaborando seu comportamento, além disso sempre pude contar com os preparadores de elenco da Record TV, contei com as dicas da Rose Gonsalves, Theo e eu passamos ir juntos porque queríamos que o pai e filho tivessem semelhanças, que o filho se espelhasse no pai, além disso temos uma super equipe por trás de todas as gravações, caracterizadores fantásticos, figurinistas, pessoal da arte, da produção e o Juan Pablo Pires que dirigiu essa série com tanta maestria é bom gosto, tudo isso contribuiu muito para que eu conseguisse chegar nesse resultado com o Hananias, tenho muita gratidão por todos que estavam comigo nesse trabalho.
Apesar de aprontar, ele é muito unido ao irmão Eliabe. Você tem irmãos? Como é sua relação com eles?
Tenho um irmão mais novo, Gabriel Meneghetti, eu tinha 9 anos quando meus pais planejaram mais um filho e lembro que me falaram que eu teria um irmão para que eu nunca fosse sozinho, e assim tem sido, temos uma ligação forte, somos muito próximos e amigos, tenho muito orgulho do meu irmão.
Apesar de vilão, você enxerga alguma semelhança com Hananias?
É curioso, todos os personagens que fiz até hoje, sempre consegui enxergar alguma semelhança comigo, mesmo que pequena, uma forma de agir, pensar, de encarar as coisas, exceto o Hananias, acho que nele foi um extremo, e foi muito bom isso, foi um desafio para mim compor esse personagem tão diferente de mim, para o ator isso é fantástico.
Como foi contracenar com Theo Becker e Suzana Alves, seus pais na trama?
Foi ótimo, tivemos muita cumplicidade em cena e nos bastidores, são ótimas pessoas de se conviver, carinhosos, atenciosos, parceiros, passei chamá-los de pai e mãe fora de cena, da mesma forma eles me chamam de filho. No dia das mães liguei pra Suzana dando parabéns para mãe do Hananias, ela se emocionou. Com certeza são amigos que vão continuar presentes na minha vida.
“Muita gente elogiando e comentando que morre de raiva do Hananias, isso é ótimo.”
Como está sendo a resposta do público nas ruas e redes sociais?
Estou tendo uma resposta bem positiva sobre o meu trabalho, muita gente elogiando e comentando que morre de raiva do Hananias, isso é ótimo. Outro dia eu estava em uma livraria e duas senhorinhas olhavam para mim e cochichavam, sorri mas elas não retribuíram, depois passei por elas e uma delas esbravejou, me olhou feio e disse: “Ruhmm, Hananias!!”. Saí rindo e feliz que não apanhei com o livro.
Quais seus planos para depois da minissérie?
Agora que finalizamos as gravações de Lia no Rio de Janeiro, estou embarcando para o Sul, Santa Catarina, onde vive minha família e amigos de infância, passarei meu aniversário com eles e principalmente ao lado de meu avô, que já tem idade avançada. Depois retorno a SP e RJ para me dedicar novamente aos trabalhos. Sou muito grato à Record TV por acreditar no meu desempenho e me dar oportunidades de crescimento profissional, aqui aprendi muito e meu plano é continuar crescendo com a emissora, estou sempre aberto aos novos trabalhos e desafios.
Em tempo
Saulo já se prepara para gravar a série ‘Secreto’ no ano que vem, em Portugal. Grande sucesso no país a produção é premiada em festivais da Itália e veiculada também na Rússia.
No Brasil ele foi escalado para a novela ‘Topisssíma’, escrita por Cristianne Fridman, com previsão de estreia no primeiro semestre de 2019.