Dividida em duas fases, Pantanal terá uma renovada no elenco após um salto de tempo na nova novela das nove. Os personagens José Leôncio, Madeleine, Juma, Irma, Filó, entre outros, passam a ter novos atores como intérpretes.
O novo casal protagonista será vivido por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa, que emplacarão um grande romance na trama escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original criada por Benedito Ruy Barbosa.
Saiba quais são os novos rostos da segunda fase:
José Leôncio (Marcos Palmeira)
José Leôncio foi criado no lombo do cavalo de seu pai, cortando em comitiva os interiores deste país, ausente de uma figura feminina desde a morte muito precoce da mãe. O que a vida furta a ele em carinhos, o pai compensa em valores. Após o desaparecimento de Joventino, ele carrega essa dor em ferida aberta por toda a vida. Pai de Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos), o peão carrega a frustração de nunca ter sido para nenhum dos três filhos o que o pai foi para ele.
Madeleine (Karine Telles)
Descrita como “provocante e subversiva”, Madeleine é urbana, do Rio de Janeiro e leva uma vida agitada e sem amarras. Capaz de jogar alto para conseguir o que quer, ela gosta de contrariar a mãe, e tem um relacionamento intenso com José Leôncio, do qual nasce o filho do casal, Jove. Apesar da paixão, no entanto, os dois se desentendem por levarem vidas opostas, ela acaba optando por criar o filho na capital carioca, longe do pai.
Filó (Dira Paes)
Filó (Dira Paes) trabalha como empregada na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal. Ela é contratada depois de grávida de Tadeu (José Loreto). Sempre foi muito mais do que uma funcionária. Ela é a alma e o coração daquela casa. É uma mulher religiosa, apegada à fé.
Após ser expulsa de casa pela mãe aos 12 anos, encontra abrigo em uma currutela, local onde conhece José Leôncio meses antes de procurar por ele na fazenda. Recebe dele mais que um emprego: carinho, abrigo e proteção. Vira fera para protegê-lo de tudo e todos, disposta a trair até mesmo os seus sentimentos pelo bem do patrão.
Irma (Camila Morgado)
Irma Novaes (Camila Morgado) é a primogênita de Mariana (Selma Egrei) em Pantanal. Vive uma vida sem grandes emoções e segue os firmes cabrestos impostos pela mãe, sem liberdade para muita coisa além de obedecer. Na juventude, tem um pudor extremo, sempre muito obediente.
Esse recato imposto a faz sofrer, sem que as pessoas imaginem o quanto é difícil para ela toda essa repressão. O que ninguém percebe também é o fardo que Mariana impõe a Irma sempre que a usa de exemplo para a caçula Madeleine (Karine Teles). Cada irmã reage do seu jeito às imposições da mãe. Enquanto Madeleine responde com rebeldia, Irma se mete cada vez mais no jogo de Mariana, sem notar que a vida escorre por entre os dedos sem que ela tenha sentido sequer o seu sabor.
Gustavo (Caco Ciocler)
Rival de José Leôncio pelo amor de Madeleine, Gustavo é o preferido de Mariana para a sua filha, que sonha com o matrimônio para unir as famílias Sousa Aranha e Novaes. Mestre em análise comportamental, ele representa equilíbrio e lucidez, enquanto ela representa a paixão e o desejo.
Tadeu (José Loreto)
Criado na fazenda como afilhado de José Leôncio, Tadeu acaba tornando-se seu herdeiro nos cuidados da fazenda, já que conhece a vida rural e tem apego à terra e ao campo. Ele recebe do padrinho a mesma educação que havia recebido do próprio pai, e por isso leva no coração os ideais de respeito e simplicidade.
Jove (Jesuíta Barbosa)
Filho de José Leôncio e Madeleine, o rapaz foi criado no Rio de Janeiro, e parte para o Pantanal em busca do pai na idade adulta. Lá, ele não apenas conhece a vida na fazenda como também a encantadora Juma Marruá (Alanis Guillen).
Juma Marruá (Alanis Guillen)
Juma (Alanis Guillen) é filha de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes) em Pantanal. Ela cresceu sob os cuidados da mãe, que a ensina a se defender de tudo e todos. Viveu limitada ao pequeno pedaço de terra que era de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), mas que seus pais tomaram posse ao desembarcarem no Pantanal.
Como a mãe, Juma incorpora Marruá: mais do que o nome, a forma visceral e selvagem de viver. De Maria, Juma herda os hábitos, as artes da caça e a capacidade de não depender de ninguém para nada. Acredita que nesta vida está melhor quem está só.
Mas isso muda quando a mocinha conhece Jove, por intermédio do Velho do Rio (Osmar Prado), que traz o rapaz ferido para sua tapera. Desse momento em diante, Juma conhece um novo sentimento e não sabe se defender dele: o amor.
Pantanal vai ao ar de segunda a sábado, após o Jornal Nacional, na TV Globo.
Leia também: Retorno de José Leôncio frustra Filó em Pantanal nesta segunda (4)