A Record TV leva ao ar na noite desta quinta-feira (27) o quarto episódio da nova temporada do Repórter Record Investigação. Com o comando de Luiz Fara Monteiro, o jornalístico vai até a fronteira do Brasil com o Paraguai para revelar como atuam os guerrilheiros e em que áreas agem no meio da selva do país vizinho, além de conversar com vítimas e mostrar imagens inéditas da organização.
Em um dos corredores de drogas mais disputados por traficantes, outro grupo armado impõe o terror aos moradores da região: o Exército do Povo Paraguaio. O EPP, como é conhecido, comete extorsões, sequestros e assassinatos.
Cristhofer é um brasileiro residente no Paraguai há 20 anos. Desde quando chegou ao país, ele ouve falar do grupo e conseguiu escapar de um atentado em 2015. “Para eles, nós brasileiros somos invasores, eles querem que a gente saia daqui”, disse.
O jornalístico exibe também a história da família por trás do EPP. Vídeos e documentos exclusivos detalham como os guerrilheiros criam os filhos para, no futuro, fazer parte do grupo. Um dos mais impactantes é o vídeo em que o líder coloca o próprio filho em uma caixa para atravessar um rio. Do outro lado, os outros integrantes pegam a criança e desaparecem na mata. O menino foi criado pelos avós na Argentina.
O Exército do Povo Paraguaio surgiu em 2008 como braço armado do Partido Pátria Livre. A pretensão era expulsar estrangeiros do país para promover a reforma agrária, mas não foi isso que aconteceu. Durante 14 anos de operações, o grupo realizou pelo menos 16 grandes sequestros que renderam quase R$ 17 milhões.
Enquanto a equipe estava no Paraguai, o EPP sequestrou mais um agricultor. O valor do resgate: R$ 2,7 milhões. “Nós cumprimos o pedido do EPP para libertar meu filho”, diz David Reimer, pai do jovem sequestrado. E ainda: como a morte de duas meninas – integrantes da guerrilha – por militares desencadeou uma crise diplomática ainda não resolvida entre Paraguai e Argentina. Mais um capítulo de uma guerra que já fez muitas vítimas.
Essas e outras histórias serão contadas no Repórter Record Investigação desta quinta-feira (27), que vai ao ar a partir das 22h30, na Record TV.
Leia também: Após covid-19, Celso Freitas retorna ao Jornal da Record