O que você encontra na matéria
A filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua está com câncer. A revelação de que a pequena está com retinoblastoma, foi feita pelo apresentador e sua esposa em um vídeo publicado no Instagram neste sábado (26). Mas o que é o retinoblastoma e como diagnosticar esse tipo de tumor nos olhos?
No vídeo, Daiana Garbin explicou: “É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado e formando tumores. No caso da nossa filha, é bilateral. É muito difícil descobrir esse câncer“.
O Portal Alta Definição foi atrás de algumas respostas.
O que é o retinoblastoma?
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), trata-se de um “tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos”. Esta doença ocorre, geralmente, antes dos 5 anos de idade. Por isso, é preciso atenção muito cedo.
Quais os sintomas da doença?
Também de acordo com o Inca, o principal sintoma é um “reflexo brilhante no olho do doente”. “É parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados à noite. As crianças podem ainda ficar estrábicas (vesgas), ter dor e inchaço nos olhos ou perder a visão”, explica o instituto.
Como diagnosticar?
O oftalmologista deve realizar um exame do fundo de olho com a pupila do paciente dilatada, mas não se deve fazer uma biópsia. O paciente também deve passar por estudo de aconselhamento genético para identificação de casos que são hereditários. “Se outras pessoas da família já tiveram o tumor, as crianças devem ser examinadas por um oftalmologista experiente desde a hora do nascimento, e durante os primeiros anos de vida, para que o diagnóstico seja o mais precoce possível”, diz o Instituto Nacional de Câncer.
Como tratar o retinoblastoma?
Esse tipo de tumor pode ser tratado sem que a criança tenha uma perda da visão. Contudo, em casos mais avançados, o olho precisa ser retirado e o paciente passa por quimioterapia ou radioterapia.