O Domingo Espetacular (Record TV), deste dia 27 de fevereiro exibiu a primeira matéria especial e exclusiva de Roberto Cabrini no meio da tensão entre a Rússia e Ucrânia. O jornalista deixou o Brasil e decidiu seguir o rastro de uma população que tenta de todas as formas deixar a Ucrânia e suas histórias de vida, amigos e até família para trás. Mas um depoimento emocionante marcou a reportagem.
A pé e enfrentando filas na imigração, o repórter do Domingo Espetacular chegou até um local onde pessoas apareceram no vídeo espremidas em grades, à espera de uma chance para deixar o país. Cabrini mostrava a grande quantidade de crianças que estavam deixando a Ucrânia, quando de repente um homem pediu para ser entrevistado.
Do outro lado da grade, um chef de cozinha fez um relato emocionante.
Situação muito ruim, eu estava em Kiev [capital da Ucrânia] e uma parte da minha família conseguiu cruzar a fronteira e está na Polônia, estou indo encontrá-los. Recebi informações de que minha família conseguiu receber ajuda e abrigo.
Então, Roberto Cabrini questionou como ele ver seu futuro daqui para frente.
É totalmente imprevisto o que vai acontecer. Eu estava construindo minha vida e de repente tudo desmoronou e não sei o que vai acontecer. Eu espero ter uma vida melhor, mas sinto no meu coração tudo o que aconteceu e o futuro é uma grande incógnita,
contou.
O repórter também questionou se o chef de cozinha acredita que a Ucrânia vai resistir e ele foi enfático.
Com certeza! Porque quem está certo sempre vence, mesmo que leve muito tempo a vitória será da Ucrânia. Agora ou mais tarde, mas tenho Certeza. Reis podem morrer, mas a população, o povo fica.
Roberto Cabrini terminou a entrevista agradecendo ao morador, e desejando dias melhores para ele.
Logo em seguida, o repórter do Domingo Espetacular ainda registrou uma cena tensa. Uma voluntária se aproximando de uma mulher que caiu no chão e a cobre com uma manta térmica: “O chão está gelado, o frio de cortar a alma e os ossos”, relata Cabrini.
Leia também: Globo movimenta jornalistas para cobrir de perto tensão entre Rússia e Ucrânia