No Conexão Repórter desta segunda-feira (09), Roberto Cabrini viaja ao interior do Paraná para encontrar o homem que é o ponto de partida da Lava Jato, a operação que mudou a história do país. 134 delações, 188 condenados, incluindo um ex-presidente da República, 12 bilhões de reais repatriados.
Como tudo isso realmente começou? Na semana em que foi decretada a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, Cabrini conversa com Gerson Machado, Delegado aposentado da Polícia Federal. O policial que deu início às investigações que culminaram na mais importante operação do país decide contar em detalhes como enfrentou inimigos, externos e internos, que quase tiraram sua vida. Cabrini mostra ainda como Alberto Youssef foi o fio condutor das investigações de Gerson, que atingiriam algumas das figuras mais poderosas do país.
Ele revela o que o levou a seguir em frente quando todos lhe diziam para voltar atrás, relembrando que enfrentou ameaças a ele e a sua família, e a oposição, inclusive, dentro da própria polícia. Além da luta no campo político, Gerson conta que teve que aprender a lidar com um inimigo intímo poderoso: um quadro de depressão agravado pelas pressões cada vez maiores.
O programa também mostra qual o papel nesta história de Valéria, a esposa, que viu seu marido ser pressionado, humilhado, desacreditado, e sujeito a crises de depressão que quase o levaram à morte. Diante da dimensão da Operação Lava Jato, por que este homem segue afastado de seu trabalho por uma aposentadoria forçada?