Confira o resumo da novela Tieta, que vai ao ar de segunda a sexta-feira nas tardes da TV Globo. A trama de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn é livremente inspirada no romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado. A novela de sucesso é protagonizada na primeira fase por Claudia Ohana e em seguida por Betty Faria.
Segunda-feira, 14 de abril – Capítulo 96
Carmosina custa a acreditar em Perpétua. Mirko manda Helena para a casa da praia, dizendo que ela se meteu onde não devia. Imaculada dá o seu caderno de histórias para Gladstone ler. Araci confirma para Carmosina a história que Perpétua lhe contou.
Vendo a família de Marcolino, Modesto se sente só. Carmosina passa a noite na casa de Laura. Ascânio diz ao coronel que acha uma patifaria a desapropriação de Mangue Seco. Com ar amargo, Carmosina agradece a Tieta por ter pago Gladstone para dormir com ela.
Tieta não consegue convencer a amiga de que só queria lhe fazer bem. Ascânio avisa ao coronel que se oporá à desapropriação. Gladstone vai pedir desculpas a Carmosina, mas ela lhe diz para sumir de sua vida.
Osnar conversa com Gladstone e, depois, convence Carmosina a ouvir as explicações dele. Arturzinho se irrita com a oposição de Ascânio e pede ao pai que o demita. Carmosina e Gladstone se encontram na casa de Elisa.
Receba atualizações em primeira mão!
Terça-feira, 15 de abril – Capítulo 97
Ascânio tenta falar com Arturzinho, mas este pede ao pai que não o deixe entrar. O coronel diz a Ascânio que o filho viajou. Gladstone tenta explicar a Carmosina que gostou dos momentos que passou com ela. Carmosina não acredita e lhe pede para ir embora da cidade.
Arturzinho convence o pai a deixá-lo sozinho na fazenda para se encontrar com Tonha. Cora conta a Tieta que comentou com Araci sobre Gladstone e Carmosina e que Perpétua ouviu. Para se vingar de Perpétua, Tieta vai à sua casa e pega a caixa branca. Tieta lembra que prometeu não revelar a ninguém o segredo da caixa branca e a devolve a Perpétua, avisando-lhe para ficar longe de Carmosina.
Gladstone vai embora. Imaculada fica arrasada, porque ele levou seu caderno de histórias. Carmosina confessa a Osnar que não quer ver Tieta por enquanto, mas que ainda gosta dela. Dário convida Silvana para jantar em sua casa. Manon chama os homens da cidade para a festa da chegada de Zuleika. O coronel demite Ascânio. Depois, ele e Leonora se encontram por acaso no correio.
Quarta-feira, 16 de abril – Capítulo 98
Leonora sai. Ascânio revela a Carmosina que foi demitido e que pedirá explicações a Arturzinho, quando este voltar de viagem. Leonora fica sabendo da demissão de Ascânio e lembra que Tonha vai jantar com Arturzinho. O coronel desapropria as terras de Mangue Seco.
Bebê avisa a Aída que o irmão quer comprar toda a sua produção, mas exige uma cota de 500 vestidos por mês. Tonha sai para jantar com Arturzinho. Silvana chega para o jantar com Dário e Laura. Leonora conta a Ascânio que Arturzinho não viajou. Zuleika chega trazendo Ricardo com ela.
Leonora pede a Ascânio para não estragar o jantar de Tonha. Aída procura Modesto para ajudá-la em seus negócios. Dário fica de pileque durante o jantar. Arturzinho passa a noite com Tonha e diz que a ama. Dário desmaia. Ricardo diz a Osnar que não voltará para a casa da mãe.
Cinira ouve Amintas comentar com Jairo que Ricardo estava no bordel e conta para Perpétua. Depois, Perpétua pergunta a Marcolino como pode administrar os bens de Ricardo. Ele a aconselha a conseguir uma procuração do filho.
Leia mais
Quinta-feira, 17 de abril – Capítulo 99
Perpétua comenta com Marcolino que Ricardo vai herdar uma fortuna e manda que ele providencie a procuração para o filho assinar. Aída avisa a Carol que elas passarão a trabalhar no curtume. Perpétua revela a Tieta que Ricardo voltou e a faz confirmar que não alterou o testamento. Perpétua pede a Cinira que se vista para o casamento em sua casa e ela leva o vestido de noiva para lá.
Ascânio exige que Arturzinho lhe conte por que mandou o pai desapropriar as terras de Mangue Seco. Ricardo vai à casa da mãe. Ascânio diz a Arturzinho que vai revelar a todos quem ele é. Arturzinho, então, lhe mostra o jornal em que Leonora é acusada de traficante e promete exibi-lo na cidade se ele revelar a sua identidade. Ricardo diz à mãe que ficará na pensão.
Perpétua mente a Ricardo que vai vender a casa e pede que ele assine uma procuração. Cosme e Ricardo brigam. Aída, Carol e Amorzinho limpam o galpão em que trabalharão. Perpétua lava o vestido de noiva de Cinira. Quando Cinira vai colocá-lo, percebe que ele encolheu. Tieta acorda com Ricardo a observando.
Sexta-feira, 18 de abril – Capítulo 100
Amorzinho sugere a Cinira que ela se case com uma roupa comum, mas Perpétua a convence de que dá azar. Ricardo e Tieta conversam sobre como mudaram. Amorzinho avisa a Cinira que Carol fará um novo vestido de noiva e que a cerimônia só terá que ser adiada por algumas horas. Várias mulheres ajudam Carol a fazer o vestido.
Perpétua pergunta a Marcolino se tem direito à herança de Tonha. Marcolino diz que sim e ela avisa a Tieta, Elisa e Tonha que vai dar andamento a um inventário. O vestido fica pronto. Começa o casamento. Cinira joga o buquê, que cai nas mãos de Imaculada.
Carmosina confessa à mãe que teve desejo de comer todas as flores do casamento. Ascânio pega com Leôncio o papel da desapropriação. Timóteo é atacado pela Mulher de Branco. Amorzinho, Carmosina e Perpétua chegam tarde em casa. Leôncio avisa a Filó que, quando voltar de viagem, vai se casar com ela. Carmosina tem desejo de comer macarrão. Milu diz à filha que ela está grávida. Carmosina desmaia. Ascânio procura Leonora. Mirko vai à casa de Perpétua.
Atenção
*Os resumos de novelas e séries são enviados ao Portal Alta Definição pelas emissoras de TV, podendo sofrer alterações de acordo com a edição da produção.