Confira o resumo da semana da novela Os Dez Mandamentos, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na Record TV. A superprodução foi a primeira novela bĂblica da Record TV, e Ăşnica de maior sucesso atĂ© entĂŁo. Escrita por Vivian de Oliveira com direção geral de Alexandre Avancini, a trama foi exibida pela primeira vez entre 23 de março e 23 de novembro de 2015. A histĂłria de MoisĂ©s Ă© estrelada por Guilherme Winter e conta com um grande elenco.
CapĂtulo 116 | segunda, 20/03
Moisés conta a Oseias o que Deus disse a ele. Todos ansiosos na casa de Zelofeade para saber como foi a conversa de Moisés e Ramsés. Abigail empresta uma roupa de Zelofeade para Bezalel. Bina e Corá discutem sobre a ida dele na Casa de Senet. Tais tenta acordar Meketre, que sonolento a chama de Safira. Meketre inventa que Safira é uma pedra de um colar que ele está fazendo pra Tais e ela acredita. Safira e Karen conversam sobre o que aconteceu na noite anterior. Karen conta a Safira que Meketre é o homem por quem ela á apaixonada e pai de Bak. No café da manhã Moisés conta que o Faraó o tratou bem. Joquebede conta a Moisés que Miriã já teve um flerte com Hur.
Bakenmut e Ikeni conversam sobre a volta de Moisés. Bakenmut tem medo de perder o posto para Moisés. Paser conta a Simut a briga com Nefertari. Moisés e Arão vão ao encontro do Rei. Ana pede ajuda de Judite pra encontrar Oseias. Nefertari e Karoma conversam sobre o dia anterior e Paser chega pedindo desculpas. Eles fazem as pazes, mas Paser sai decepcionado com o jeito da filha. Yunet conversa com estatuas enquanto Moisés e Arão passam. Leila e Henutmire conversam. Bezalel vai para obra e conhece Jairo. Moisés e Arão encontram Ramsés, que mesmo sabendo do pedido de Deus, nega libertar os hebreus.
MoisĂ©s pede a RamsĂ©s que deixe o povo hebreu ir para o deserto para uma viagem de trĂŞs dias para oferecer sacrifĂcios a Deus. ArĂŁo diz a Paser que irá mostrar a RamsĂ©s quem realmente está no controle e deixa o sacerdote preocupado. RamsĂ©s tenta convencer MoisĂ©s a ficar do lado dos egĂpcios, mas ele se mostra irredutĂvel. O faraĂł insiste para ele aceitar o cargo de conselheiro do rei. ArĂŁo diz a Leila que MoisĂ©s Ă© o libertador dos escravos e a deixa emocionada. Apuki invade a casa de ArĂŁo a sua procura, mas nĂŁo o encontra.
CapĂtulo 117 | terça, 21/03
ArĂŁo Ă© apresentado a Henutmire e os dois tĂŞm uma conversa amigável. A princesa pergunta a ArĂŁo qual o motivo da reuniĂŁo de MoisĂ©s com RamsĂ©s e o deixa em saia justa. Nefertari fica incomodada ao saber que MoisĂ©s está no palácio. RamsĂ©s leva MoisĂ©s atĂ© a sala de treino e deixa o amigo emocionado. Os dois lutam amigavelmente mas MoisĂ©s nĂŁo disfarça o incĂ´modo pelo que está por vir. DatĂŁ ouve Apuki dizer a Corá que nĂŁo o levará novamente na Casa de Senet e o deixa indignado pois sabe que Corá foi atrás de Safira. Ele dá um soco no rosto de Corá, que reage com outro. Safira conversa com Karen e diz que pretende deixar a Casa de Senet. AhmĂłs ouve a conversa e diz que ela pode ir embora se pagar a sua dĂvida com ele. Karen diz a amiga que AhmĂłs jamais irá deixa-la sair de lá, deixando Safira desesperada. Tais e Judite conversam com Ana e dizem para ela esquecer Oseias. Meketre procura o joalheiro e encomenda um colar deslumbrante para presentear Tais e assim conseguir continuar com suas saĂdas noturnas.
RamsĂ©s se irrita com a recusa de MoisĂ©s em aceitar as suas ofertas. MoisĂ©s pede mais uma vez que RamsĂ©s permita que os hebreus vĂŁo atĂ© o deserto adorar Deus, mas o faraĂł diz que nĂŁo, determinado. Henutmire pede a MoisĂ©s prudĂŞncia ao falar com o faraĂł. RamsĂ©s chama Ikeni e Bakenmut e ordena que nĂŁo será mais distribuĂda palha para os escravos para a fabricação de tijolos. Henutmire pede a intervenção de Nefertari na decisĂŁo de RamsĂ©s. Falsa, Nefertari diz que irá ajudar. Nefertari conversa com RamsĂ©s e diz que o pedido de MoisĂ©s Ă© um absurdo deixando o soberano feliz com o apoio da esposa. Ikeni avisa os hebreus que terĂŁo que ir buscar a palha para a fabricação dos tijolos deixando os escravos revoltados. MoisĂ©s se encontra com Joquebede e MiriĂŁ e diz que o embate entre o Deus de Israel e o Rei do Egito teve inĂcio. MoisĂ©s aceita a sugestĂŁo de ArĂŁo e decide reunir o povo hebreu para informá-los sobre a conversa com RamsĂ©s.
Apuki e Jairo sorriem perversos ao saberem que os escravos terão que buscar palha para a fabricação de tijolos. Corá cobra de Apuki uma atitude contra decisão do faraó. Eleazar suspeita que a punição seja por conta da visita de Arão e Moisés ao palácio. Arão avisa Eliseba e Inês que Ramsés não os deixou partir. Henutmire e Hur acreditam que Moisés retornou para lutar pelo povo hebreu. Leila se chateia ao ver a descrença de Uri em Deus. Nefertari mente para Henutmire dizendo que tentou pedir compreensão para Ramsés e finge estar frustrada. A princesa fica abalada ao saber que o irmão ordenou uma punição aos escravos. Corá avisa Arão e Moisés que os escravos já foram castigados por Ramsés, deixando-os preocupados. Sério, Ramsés diz para Henutmire que Moisés se colocou contra ele e irá se arrepender.
Moisés e Arão tentam acalmar a indignação do povo. Corá acusa os irmãos de iludir todos e sai acompanhado de Bina, Datã e Abirão. Leila confessa para Gahiji que as discussões com Uri estão frequentes e, mesmo a contragosto do marido, visitará novamente a vila. Judite e Ana não acham graça ao verem Apuki e Jairo debochando dos hebreus. Corá obriga Bina, Assir e Elcana a lhe ajudarem entregando palha na obra. Abigail, Deborah, Bezalel e Bak se prontificam a ajudar Zelofeade e Eldade na colheita da palha. Oseias conta que todos os hebreus devem se unir para atender as exigências de Ramsés, na intenção de mostrar que ninguém irá desistir da libertação. Moisés revela para Arão que não irá questionar o castigo de Ramsés ao povo.
CapĂtulo 118 | quarta, 22/03
Nefertari fica satisfeita ao ouvir o faraĂł afirmando que os hebreus vĂŁo pagar caro por MoisĂ©s ter lhe desprezado. FamĂlias hebreias seguem de madrugada para os campos de trigo a procura de palha. RamsĂ©s ordena que Bakenmut e Ikeni acompanhem os escravos na execução da nova tarefa e pede para os oficias nĂŁo terem pena caso precisem castigá-los. Preocupado, Uri diz para Ikeni trazer notĂcias de Bezalel. Na plantação de trigo, ArĂŁo incentiva o povo a nĂŁo desanimar e lembra que Ă© preciso ter fĂ© na promessa de Deus.
Apuki provoca Moisés ao vê-lo trabalhando firme, mas estranha ao ser ignorado. Hur e Henutmire temem que os escravos não consigam cumprir a ordem do rei. Enquanto Karoma fica tensa, Nefertari desdenha do sofrimento dos hebreus e saboreia o poder de vingança contra Moisés. Apuki e Jairo duvidam que os hebreus finalizem a tarefa. Ikeni se surpreende ao ouvir Bezalel afirmar que, mesmo com muito trabalho, nunca esteve tão bem. Karen e Safira ficam apreensivas ao constatarem que a vila dos hebreus está vazia.
Corá critica MoisĂ©s, mas Ă© repreendido por DatĂŁ e AbirĂŁo. Apuki sorri vendo os escravos trabalharem usando a força atĂ© o limite. Paser fica chocado com a falta de compaixĂŁo de Nefertari e aconselha RamsĂ©s a ser menos impiedoso com os hebreus. Apuki anuncia que a tarefa do dia nĂŁo foi cumprida. Alvos do castigo, os chefes Corá e DatĂŁ argumentam que era impossĂvel terminar todo o trabalho. Os escravos ficam horrorizados ao presenciarem Corá e DatĂŁ sendo chicoteados pelos feitores.
Depois de ser açoitado, Corá olha para MoisĂ©s com Ăłdio. O filho de Joquebede lamenta o sofrimento do chefe dos hebreus. Nadabe, AbiĂş e Eleazar comentam sobre a crueldade do rei. ArĂŁo teme que RamsĂ©s consiga semear a inimizade entre os escravos. Henutmire manda Leila pedir a Gahiji para preparar comida para a famĂlia de MoisĂ©s. Bina trata dos ferimentos nas costas de Corá. Judite e Ana se sensibilizam com a situação dos escravos. Leila chega a casa de Zelofeade com comida para todos.
Confira outros resumos de Os Dez Mandamentos na Record TV!
CapĂtulos 119 | quinta, 23/03
Bakenmut chama Ikeni para um passeio até a casa de Senet, mas o oficial se recusa. Uri fica surpreso ao saber que Bezalel está trabalhando como escravo. Abigail e Zelofeade agradecem pela comida trazida por Leila. Magoada por ter sido dispensada por Moisés, Nefertari inflama o ódio do faraó pelo hebreu. Bakenmut chega a Casa de Senet e se encanta por Safira. Uri se irrita ao descobrir que Leila deixou o palácio para ir até a vila dos hebreus.
Bezalel conversa com Leila e se mostra esperançoso com a Terra Prometida. Gahiji se preocupa com as frequentes brigas entre Uri e Leila. MoisĂ©s conversa com Joquebede e conta como conheceu ZĂpora. A famĂlia de Joquebede se delicia com a comida trazida por Leila a mando de Henutmire. ArĂŁo pede para Eleazar levar um pouco da comida para Corá. Meketre diz para AhmĂłs que conquistará Safira. Karen dá atenção a Jairo querendo provocar Meketre. Karoma diz admirar a postura de MoisĂ©s. Karen se entristece ao perceber o desprezo de Meketre e segue para o quarto com Jairo.
Meketre convida Safira para passar um tempo a sĂłs. Eleazar leva comida para Corá, mas ele reluta em aceitar. Enquanto conversa com Jairo, Karen tenta saber o que houve na vila dos hebreus. Tensa, Safira nĂŁo consegue beijar Meketre e pede paciĂŞncia ao egĂpcio. Leila conversa com Gahiji e conta que Bezalel está trabalhando como escravo. Os hebreus trabalham ferrenhamente na fabricação dos tijolos. Bakenmut e Ikeni chegam ao local de trabalho dos hebreus. Apuki informa a Bakenmut e Ikeni que a meta dos escravos nĂŁo foi cumprida.
Os oficiais então ordena que o feitor castigue Corá e Datã novamente. Cansados e desanimados, os hebreus voltam da obra. Corá e Datã decidem procurar o faraó, mas Ramsés se recusa a recebê-los. Moisés se recorda do encontro com Deus e alerta Oseias sobre o sofrimento que ainda está por vir. Bakenmut avisa que Ramsés concordou em receber apenas Corá e Datã. Preocupados, Arão e Moisés decidem procurar Corá e Datã para uma conversa séria. Corá e Datã temem a reação de Ramsés ao encontra-los. Impaciente, o rei ordena que os dois vão direto ao assunto.
CapĂtulos 120 | sexta, 24/03
Corá e DatĂŁ ficam desolados ao verem RamsĂ©s irredutĂvel, se negando a aliviar o castigo com os hebreus. Os dois saem e Nefertari elogia a postura autoritária do rei. Henutmire diz para Leila pedir que Gahiji prepare bastante comida e avisa que irá acompanhar a dama atĂ© a vila. Irritados, Corá, DatĂŁ e AbirĂŁo reclamam que o retorno de MoisĂ©s sĂł vem causando problemas. Paser fica chateado por Amenhotep tratá-lo grosseiramente.
Safira explica para Karen que pretende ceder as investidas de Meketre, para que consiga pagar a dĂvida com AhmĂłs e ir embora, deixando o egĂpcio sĂł para ela. Chibale visita Ana e se frustra ao saber que a moça está apaixonada por outro. Apuki chega e questiona a presença do rapaz ao lado da filha. Joquebede, MiriĂŁ, Abigail e Deborah cuidam dos escravos feridos. Judite agradece Meketre e Judite pelo carinho com Ana.
Apuki muda a postura agressiva ao saber que Chibale Ă© filho do cozinheiro oficial do rei. O rapaz vai embora e Apuki diz para Ana que ele Ă© um bom partido. Escondida, Yunet observa sorridente MoisĂ©s e ArĂŁo serem expulsos por Corá, AbirĂŁo e DatĂŁ. Paser fica desolado por ver que Nefertari concorda com jeito rĂspido do filho. Gahiji incentiva Chibale a nĂŁo desistir de conquistar Ana. Leila deixa Gahiji espantado ao revelar que a princesa irá acompanha-la na distribuição de alimentos na vila.
Yunet procura Corá e Bina disposta a ajudá-los na vingança contra Moisés. Enquanto sonham com a libertação dos escravos, Inês e Eleazar já fazem plano para a nova vida. Eliseba percebe o desânimo de Arão e insiste para que o marido não desanime na busca pela liberdade. Angustiado, Moisés questiona Deus porque o povo tem sofrido tanto depois que retornou. Deus avisa que usará o poder que detém para obrigar Ramsés a autorizar a partida dos hebreus, deixando Moisés emocionado. Miriã, Joquebede, Calebe e Oseias ficam maravilhados ao ouvirem o relato de Moisés.