Confira o resumo da novela Cabocla, que vai ao ar de segunda a sábado na Edição Especial das tardes da TV Globo. Criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela é protagonizada por Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira.
Segunda-feira, 23 de setembro – Capítulo 24
Emerenciana avisa que vai entregar as duas cartas a Boanerges. Justino diz ao vigário que vai acatar a decisão do juiz por enquanto. Macário garante a Boanerges que ficaria muito feliz se seu filho Gustavo se casasse com Belinha. O vigário afirma a Emerenciana que só abençoará o casamento de Belinha se for por amor.
Belinha revela ao vigário que gosta de Neco, deixando-o pasmo. Felício e sua família retornam às suas terras. O vigário impede que Boanerges anuncie o noivado de Belinha, dizendo que ela decidiu se tornar freira, o que deixa Emerenciana furiosa. Boanerges questiona o vigário sobre essa mentira, e ele responde que estava pensando na felicidade de Belinha.
Luís revela a Macário que, na verdade, Belinha está apaixonada por Neco. Zuca avisa a Luís que logo terá que voltar para casa e marca um encontro com ele. Boanerges decide dar uma lição em Belinha.
Terça-feira, 24 de setembro – Capítulo 25
Boanerges e Emerenciana ordenam que Luís descanse, mas ele garante a Zuca que está bem. Emerenciana vê Zuca saindo do quarto de Luís. Boanerges instrui Ritinha e Nastácio a não ajudarem mais Belinha a se encontrar com Neco. Justino não consegue contratar um advogado para defendê-lo.
Luís ouve Tobias falando de Zuca e se sente culpado. Neco deixa um bilhete para Belinha em um local combinado. Luís diz a Boanerges que é um erro forçar Belinha a se casar com alguém que ela não ama, o que deixa Boanerges contrariado. Luís informa que a família de Felício já pode retornar às suas terras, e Zuca o abraça, agradecida.
Emerenciana, ao ver o abraço, manda Luís se afastar de Zuca. Justino fica furioso ao saber que terá que ceder as terras a Felício. Edmundo comenta com Joaquim que Pequetita seria a esposa ideal para ele, e não para Luís. Emerenciana encontra a carta de Neco para Belinha e resolve ler a resposta que ela estava preparando.
Quarta-feira, 25 de setembro – Capítulo 26
Emerenciana avisa que vai entregar as duas cartas a Boanerges. Justino informa ao vigário que vai respeitar a decisão do juiz por enquanto. Macário diz a Boanerges que ficaria feliz se seu filho Gustavo se casasse com Belinha. O vigário afirma a Emerenciana que só abençoará o casamento de Belinha se houver amor envolvido.
Belinha confessa ao vigário que gosta de Neco, surpreendendo-o. Felício e sua família retornam às suas terras. O vigário impede Boanerges de anunciar o noivado de Belinha, dizendo que ela decidiu virar freira, o que irrita Emerenciana. Boanerges questiona o vigário sobre essa mentira, e ele explica que estava pensando na felicidade de Belinha.
Luís revela a Macário que Belinha está apaixonada por Neco. Zuca avisa a Luís que logo terá que voltar para casa e combina um encontro com ele. Boanerges decide dar uma lição em Belinha.
Leia mais
Quinta-feira, 26 de setembro – Capítulo 27
Emerenciana acalma Boanerges. Zuca sai a cavalo para se encontrar com Luís, mas Tobias a intercepta e a convida para um passeio. Mesmo contrariada, ela disfarça. Luís vê os dois juntos e decide que foi melhor assim. Neco se decepciona ao não receber uma resposta de Belinha.
Ritinha pede a Nastácio que leve uma carta para Neco, e ele fica receoso. Zuca é fria com Tobias. Nastácio entrega a carta para Tomé. Belinha acusa Emerenciana de sempre fazer o que Boanerges manda, o que a magoa. Ritinha vê Luís e Zuca abraçados.
Neco sugere a Boanerges que pague os caboclos em dinheiro, em vez de vales, irritando-o. Ritinha avisa a Zuca que contará a Tobias o que viu entre ela e Luís.
Sexta-feira, 27 de setembro – Capítulo 28
Ritinha alerta Zuca que todos já desconfiam do romance entre ela e Luís. Tomé comenta com Tobias que as ideias de Neco fazem sentido. Luís defende Neco, irritando Boanerges. Justino quer mandar Neco de volta para o Rio, mas ele recusa. Neco diz a Justino que não pode ser expulso, pois parte da fazenda também lhe pertence.
Boanerges faz com que Belinha prometa não falar mais com Neco. Zuca permite que Tobias a beije, e Luís, ao ver, sofre. Bina se preocupa com Zuca. Joaquim e Pequetita jantam juntos. Emerenciana comenta com Boanerges que Neco é corajoso.
Luís explica a Boanerges que pagar os caboclos com vales é uma forma de escravidão, e Boanerges fica intrigado. Emerenciana teme que Luís esteja influenciando Zuca e avisa Boanerges. Zuca vai até o quarto de Luís.
Sábado, 28 de setembro – Capítulo 29
Zuca pede um beijo a Luís e se despede dele em seguida. Tobias faz uma serenata para Zuca, que finge gostar. Tina sofre com a frieza de Tomé. Tobias acompanha Zuca até sua casa. Boanerges permite que Belinha saia para passear com Ritinha.
Luís sugere a Boanerges que comece a pagar os caboclos em dinheiro antes que Justino o faça. Luís disfarça a tristeza pela ausência de Zuca. Ritinha e Belinha procuram Tomé na casa de Felício, e Generosa e Tina acham estranho.
Neco e Belinha acabam se encontrando e saem de mãos dadas, deixando Ritinha desesperada. Xexéu informa Justino que Macário se zangou com Boanerges. Neco pede que Belinha fuja com ele quando tiverem dinheiro, mas ela hesita, pois não quer magoar Boanerges. Zuca confessa a Bina que não tem mais certeza de seus sentimentos por Tobias, deixando-a perplexa. Emerenciana percebe que Belinha está chateada.
Atenção
*Os resumos de novelas e séries são enviados ao Portal Alta Definição pelas emissoras de TV, podendo sofrer alterações de acordo com a edição da produção.