Capítulo 162
segunda, 25 de maio
Tomásia tem um pesadelo e crê que Isaura corre perigo. Branca vai até a casa onde mora Pedrinho e o maltrata. Isaura sai pela mata atrás de ervas para fazer um chá para Álvaro. Belchior. Rosa fala sobre Henrique para Aurora. Helena sente enjôo e diz a Diogo que sua menstruação está atrasada. Diogo suspeita que ela esteja grávida. Isaura avisa Álvaro que há homens armados na mata. Gioconda recebe um convite do Cel. Sebastião para almoçar em sua casa. Tomásia tem um pesadelo e crê que Isaura corre perigo. Álvaro pergunta a Isaura se ela quer esperar o casamento para se entregar para ele.
Capítulo 163
terça, 26 de maio
Álvaro e Isaura saem da choça com Raimundo e Martinho por perto. Álvaro e Isaura dormem na mata. Rosa faz fuxicos sobre Henrique e Sebastião fica furioso. Geraldo galanteia Malvina. Miguel e Tomásia falam dos preparativos para o casamento. André visita Bernardo e Moleca. Diogo e Helena fazem juras de amor. André, Geraldo e Miguel decidem ajudar Álvaro e vão até o lugar onde Leôncio arma a tocaia.
Isaura se sente em perigo. Perpétua recebe uma mensagem de Geraldo com notícias de Álvaro. Gioconda se arruma para o almoço com Sebastião. Henrique discute com Flor-de-lis. Leôncio e Francisco conferem as armas e saem em busca de Álvaro e Isaura. Aurora ignora Henrique. Malvina acorda de mal-humor. Álvaro e Isaura saem da choça com Raimundo e Martinho por perto.
Leia mais resumos de A Escrava Isaura
Capítulo 164
quarta, 27 de maio
Álvaro é capturado por Leôncio. Isaura se culpa por fazer com que Álvaro também seja caçado. Branca Fica enlouquecida ao saber que Álvaro fugiu com Isaura e insulta Peprétua. martinho e Raimundo acham a choça onde estavam Álvaro e Isaura. Aurora maltrata Henrique. Flor-de-Lis pede conselhos para Serafina. Leôncio encontra pegadas de cavalo. Tomásia reza. Com Leôncio próximo, Isaura e Álvaro planejam a fuga.
Henrique discute com Rosa. Helena tem desejos de grávida. Álvaro se separa de Isaura que foge. Álvaro cai do cavalo e é capturado por Leôncio. Aurora demosntra interesse por Gabriel. Leôncio sai em busca de Isaura. Isaura encontra Miguel, André e Geraldo. Leôncio vê o grupo om Isaura e foge. André e Geraldo seguem Leôncio. Malvina vai a casa de Sebastião. Leôncio atira no peito de Álvaro.
Capítulo 165
quinta, 28 de maio
Leôncio e Francisco atiram na direção e André e Geraldo. Leôncio e Francisco atiram na direção e André e Geraldo. Sebastião fica irritado com Rosa. O escravo Tibério encontra Álvaro na mata. Sebastião castiga Rosa e a manda para a fazenda de Mavina. Henrique discute outra vez com Flor-de-Lis. Malvina convence Aurora do amor que Henrique sente pela prima. Geraldo conta a Isaura que Álvaro morreu. Álvaro mostra a Tibério que foi salvo por uma medalha no bolso. Leôncio vai a polícia denunciar Miguel pela morte de Álvaro. Dr. Paulo diz a Serafina que vai matar Diogo. Branca foge e viaja para Campos. Isaura se esconde na pensão de Bernardo. Leôncio chega a fazenda de Tomásia.
Capítulo 166
sexta, 29 de maio
O Sargento diz que o corpo de Álvaro não foi encontrado na mata. Leôncio diz ao Sargento que Álvaro foi morto por um tiro dado por Miguel e não dele. Tibério leva Álvaro para o quilombo pelo meio da mata. Malvina fala para Belchior que seu pai a obrigou levar Rosa para dentro de sua casa. Bernardo esconde Isaura em sua pensão. O Sargento diz que o corpo de Álvaro não foi encontrado na mata. Leôncio fica bravo. Serafina vai até a casa do Coronel Sebastião lhe contar que Helena corre perigo.
O Dr. Paulo quer se vingar dela e de seu amante. Dr. Paulo chega no esconderijo de Diogo e Helena e começa a confessar seus crimes. Cel. Sebastião manda atiradores para proteger sua filha. Helena com medo de perder Diogo passa uma faca no pescoço do doutor que morre. Helena e Diogo fogem. Leôncio conta a Malvina que Álvaro morreu. Malvina sente medo de seu marido. Rosa encontra Belchior perto da escada ouvindo os berros de Malvina. Perpétua recebe um aviso de que seu filho morreu. Isaura chora pela morte de seu amado.