Repórteres das principais emissoras de TV na capital do Rio de Janeiro vão seguir o novo decreto publicado na terça pelo prefeito Eduardo Paes, que passou a valer nesta quinta-feira (28), após regulamentação do governador Cláudio Castro. Record TV, SBT, Band e TV Globo retiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos repórteres em locais públicos. Já a RedeTV!, deixou a critério de cada profissional.
No início da manhã a expectativa já era grande, mas o repórter da Record TV Rio, Fábio Peixoto, ainda fez uma entrada ao vivo no Fala Brasil, utilizando a máscara, e explicou porque não tinha retirado o acessório: “Falta muito pouco, já foi sancionada a lei que flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos, sem aglomeração, falta só a regulamentação que deve sair no começo da tarde“, disse.
E justamente no início da tarde, os principais telejornais começaram a mostrar repórteres nas ruas sem máscara. Começando pelo RJ1, da TV Globo, que informou aos telespectadores a decisão da emissora.
“Sempre que nossos repórteres e entrevistados estiverem nessa situação, eles podem ficar sem a máscara. A medida por enquanto vale apenas para a cidade do Rio. Em cidades que obrigam a utilização da máscara, como Niterói, por exemplo, nossos repórteres vão continuar usando a proteção em todos os lugares”, informou a apresentadora Mariana Gross.
Já no SBT Rio, o momento também foi exibido ao vivo, quando o repórter Fabiano Martinez retirou a máscara e de tão emocionado acabou perdendo o acessório de proteção.
O Portal Alta Definição também procurou a assessoria da Band e Record TV que confirmou a dispensa do uso de máscaras durante as gravações e links ao vivo em locais abertos e sem aglomeração. Também em contato com o AD, a RedeTV! também informou a dispensa da obrigatoriedade, caso seja desejo, do uso de máscaras de seus colaboradores no Rio de Janeiro.
Confira na íntegra as notas das demais emissoras:
SBT
“Quando novo decreto sair no Diário Oficial, os repórteres estarão autorizados a retirar as máscaras em locais abertos. Caso o profissional ainda não se sinta seguro, poderá continuar usando a proteção. Lembrando, que em locais fechados ou mesmo abertos, mas com aglomeração, a máscara será utilizada e nas entrevistas, mesmo em ambientes abertos, os repórteres usarão o protetor e manterão a distância mínima de 1,5 m do entrevistado” .
Record TV
“Com a flexibilização do uso de máscara em espaço público aberto aqui no Rio, a RecordTV Rio passa a adotar, a partir de hoje, a seguinte regra: em locais abertos e sem pessoas ao redor, os repórteres estarão sem máscara no vídeo. Em todas as demais situações, mantém-se o uso da máscara“.
Band
“Os repórteres da Band no Rio de Janeiro estão dispensados do uso de máscaras durante gravações em locais abertos e sem aglomeração. Aqueles que preferirem, podem continuar usando a proteção facial. A orientação da emissora passa a valer hoje, após decreto publicado pela prefeitura da capital fluminense”.
RedeTV!
“Mediante a oficialização do novo decreto no Diário Oficial, ficará a critério dos colaboradores da RedeTV! que atuam no estado do Rio de Janeiro a decisão de utilizarem ou não máscaras em locais abertos, desde que atendidos os requisitos estabelecidos por lei”.