O Repórter Record Investigação desta quinta-feira (20), apresentado por Luiz Fara Monteiro, desbrava os perigos da Transgarimpeira, conhecida como a “estrada do ouro” na selva amazônica. Utilizando o o recurso da realidade aumentada para ampliar a experiência do telespectador, o programa ainda revela a história, o cotidiano de seus atuais moradores e a situação do garimpo no local.
Via celular, acessando um filtro do Instagram, o público poderá visualizar como a rodovia derrubou a floresta desde a sua inauguração, nos anos de 1980, com a chegada das máquinas e equipamentos de exploração da terra. O programa também projeta a dimensão de uma pepita de ouro e explica como joias podem ser fabricadas a partir de um lingote do minério.
Na reportagem, Aguiar Júnior, Mariane Salerno e Gil Silva percorrem a Transgarimpeira. Eles registram o dia a dia de quem vive nessa região esquecida do Sudoeste do Pará, em conflito constante. Quanto mais perto do fim da rodovia, menos estrutura há para a população da beira da estrada.
“Não tem energia elétrica, coleta de lixo. A água só chegou recentemente”, relata uma moradora, em conversa com a equipe do programa.
O jornalístico demostra todo o processo de extração do minério precioso. Atualmente, 70% do ouro ilegal brasileiro é estraído daquela região. Além disso, os os repórteres acompanham, com exclusividade, uma operação de combate aos garimpos ilegais, com direito a troca de tiros entre policiais e garimpeiros.
O Repórter Record Investigação vai ao ar às 22h45, logo após a novela Jesus.
Leia também: Confira a programação completa da Record TV para esta quinta-feira, 20/04/2023.