A Record TV leva ao ar na noite desta quinta-feira (06) o primeiro episódio da nova temporada do Repórter Record Investigação. Agora sob o comando de Luiz Fara Monteiro, o jornalístico irá falar sobre casamento infantil. Muitas pessoas não sabem, de cada quatro jovens brasileiras, uma ainda se casa antes de completar 18 anos, fazendo com que o Brasil seja o quinto país no mundo com mais casamentos envolvendo menores de idade.
“O casamento infantil perpetua o ciclo de pobreza, da exclusão social e da violência, além de retirar direitos e comprometer o futuro das meninas”, afirma Ana Maria Villa Real, coordenadora da Infância do Ministério Público do Trabalho.
As uniões precoces no Brasil e no mundo passam longe dos dados oficiais. Por lei, qualquer união formal ou informal antes dos 18 anos é considerada casamento infantil. Casamentos entre menores de 16 não podem ser aceitos. E dos 16 aos 18 anos, é preciso ter autorização dos pais ou do juiz.
A equipe do programa, liderada pelas jornalistas Flávia Prado, Mariana Ferrari e o repórter cinematográfico Leonardo Medeiros, percorreu duas cidades do Piauí, um dos estados mais pobres do país, para entender o que leva as jovens a se casarem tão cedo. O RRI vai apresentar a história de nove meninas. Dentre elas, a maioria não completou 18 anos e, por isso, as identidades foram preservadas.
Uma dos relados é de F., de 16 anos, que antes de se casar, sofria abusos sexuais do padrasto. A mãe nunca deu atenção para as queixas da filha. F. então decidiu ir embora de casa e procurar o pai, com quem morou durante dois anos, até conhecer o seu atual marido – o primeiro e único namorado que teve. Os dois começaram a se encontrar escondido da família dela. “Eu tinha 13 anos e ele, 21. Quando meu pai descobriu, se a gente não se casasse, ele ia para Justiça. Fomos obrigados a casar”, afirma.
Essas e outras histórias serão contadas no Repórter Record Investigação desta quinta-feira (06), que vai ao ar a partir das 22h30, na Record TV.
Leia também: Lívio Galeno, apresentador de afiliada da RedeTV!, morre aos 36 anos