A repórter da TV Globo Delis Ortiz sofreu uma agressão após uma reunião no Itamaraty, em Brasília. Agentes de segurança do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a serviço do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da presidência brasileira agrediram jornalistas.
O incidente ocorreu durante uma entrevista com Maduro, quando os seguranças tentaram impedir a aproximação dos profissionais da imprensa. Em meio ao empurra-empurra, um dos agentes desferiu um soco no peito da repórter Delis Ortiz.
No entanto, não houve registro do momento exato da agressão devido ao tumulto.
Segundo a TV Globo, testemunhas identificaram o autor da agressão contra Delis Ortiz. A repórter foi para uma sala do Itamaraty, onde recebeu atendimento médico e encontra-se bem.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a agressão aos profissionais de imprensa. Além disso, o órgão afirmou que tomará as medidas necessárias para apurar as responsabilidades pelo ocorrido.
A secretaria de Imprensa da Presidência da República emitiu uma nota de solidariedade à jornalista Delis Ortiz e repudiou veementemente toda e qualquer forma de agressão contra jornalistas.
A nota enfatizou que todas as medidas possíveis serão adotadas para garantir que episódios como esse jamais se repitam.
A Globo também manifestou repúdio à violência contra os jornalistas e expressou solidariedade a Delis Ortiz. A emissora disse aguardar as providências para que haja punições devidas aos responsáveis.
Leia também: TV Globo demitiu suspeito do Caso Jeff Machado por justa causa