Nos últimos dias a redação do Portal Alta Definição recebeu diversas denúncias de moradores da cidade de Altinópolis, no interior de São Paulo. A população não gostou nada de uma publicação nas redes sociais da repórter da Record TV, Taynara Figueiredo, que classificava o município como “cidade fantasma”.
No domingo (31), Altinópolis foi cenário de uma tragédia quando uma gruta desmoronou sobre um grupo de bombeiros civis que treinavam no local. Participavam 28 pessoas, 9 morreram.
Diante dessa situação, a repórter do Cidade Alerta foi deslocada para cobrir o fato, mas ao chegar fez uma piada de mau gosto em um vídeo nas redes sociais que irritou os moradores. “Nós já estamos aqui em Altinópolis, uma cidade fantasma (risos), porque não tem pessoas e nem lugar pra comer. Achamos um botequinho alí ó”. Em um segundo vídeo ainda ironizou: “Deu pra comer um lanche, pra quem está de dieta é ótimo, tipo eu. Mas tá tudo certo Brasil. Daqui a pouco estaremos ao vivo no Cidade Alerta. Nós vamos pro local que está servindo de apoio”.
O vereador Huelder Malaguti foi o porta-voz da população e colocou toda sua indignação no seu perfil do Facebook. A postagem alcançou 261 compartilhamentos, 417 comentários e 413 curtidas.“Prefiro nem comentar o que gostaria… Empatia e respeito (inclusive com os companheiros de profissão) são o mínimo neste momento”. E ainda completou: “O jornalismo sério não acontece somente na frente das câmeras”.
Emissora se manifesta
A Record TV Interior, com sede em Ribeirão Preto, se manifestou sobre o caso em stories em suas redes sociais. “Aos moradores de Altinópolis. A Record TV não compactua com quaisquer manifestações de seus profissionais nas redes sociais que possam atingir, ofender, menosprezar ou ferir o orgulho de seus telespectadores onde quer que eles estejam e até onde alcance nosso sinal. Atitudes assim não condizem com as diretrizes da emissora e de seu departamento de jornalismo”.
O comunicado segue citando o manual de conduta dos jornalistas da emissora. “A Record TV informa que possui um código de conduta para todos os seus profissionais no uso das redes sociais e que acima de tudo a emissora preza pela ética e boa conduta de todos seus colaboradores. Nesse sentido, reforçamos que a opinião emitida na rede social privada da profissional não reflete os princípios que norteiam a Record TV”.
Para encerrar, a Record TV pede desculpas aos moradores de Altinópolis e garante que medidas administrativas foram tomadas tomadas. “Informamos que medidas administrativas foram tomadas para que a situação não se repita. Pedimos desculpas a todos os moradores de Altinópolis que se sentiram ofendidos. Nos solidarizamos com as famílias e a população que sofre nesse momento com a tragédia ocorrida na cidade de Altinópolis. A emissora seguirá realizando seu trabalho de informar a população da notícia no momento que ela acontece, prezando sempre pelo respeito e boa conduta”.
Moradores não aceitam as desculpas
Depois de toda repercussão, a repórter Taynara Figueiredo usou novamente o stories do Instagram para pedir desculpas. “Estou vindo aqui para falar de algo que está acontecendo. Queria pedir desculpas sobre os stories que que postei mais cedo e que incomodaram, não foi a minha intenção de forma alguma, por isso estou vindo aqui pra pedir desculpas. Fui infeliz nas minhas colocações. Não tenho muito o que dizer. Depois que eu recebi algumas menagens, fui avaliar e fui bem infeliz. Então peço desculpas a todas as pessoas”.
Porém a população de Altinópolis não aceitou totalmente o pedido de desculpas. “Deitada em uma cama? Isso é modo de pedir desculpas.”, disse o comentário de Marilda Squarizi. “Se não tem pessoas… tá pedindo desculpas a quem? Foi sim infeliz no seu comentário”, escreveu Irene Santos. “A cidade inteira de luto vem um espécie igual você pra fazer piada. Nunca mais assisto o Cidade Alerta”, por Hernandes Santana.
“A comida estava ótima”
Em mensagem direta ao vereador de Altinópolis, Huelder Malagutti, a repórter pede desculpas e elogia a comida do “boteco” citado no vídeo. “Vi sua publicação sobre mim e gostaria de pessoalmente pedir perdão sobre minha forma errada que coloquei minhas palavras. Me sinto envergonhada e me arrependo do que eu disse. Chegamos com muita fome, muito apertado (sic) para ir ao banheiro. E depois de rodar uns 30 minutos encontramos aquela lanchonete onde fomos muito bem atendidos. A comida estava ótima e salvou! Eu não quis ofender ninguém, nem a cidade. Pelo contrário, achei a cidade linda e aconchegante”.
Completou citando sua rotina como repórter policial. “Eu sinto muito a perda de todos de verdade… lido com a morte e dor das pessoas todos os dias. É duro! Desculpas mais uma vez! Espero sua compreensão! Deus abençoe. Ah o alto escalão da emissora já foi acionado. E as providências devem ser tomadas. Vi que cobrou isso em sua postagem!”.
O vereador, que publicou o print das mensagens, amenizou a situação. “Creio que o assunto esteja encerrado e tenho certeza que ela será será muito bem-vinda no nosso município acolhedor em uma nova oportunidade”.
A repórter segue na equipe de Luiz Bacci, no Cidade Alerta.
Leia também: Após 21 anos, repórter Veruska Donato anuncia saída da TV Globo