Em um momento em que a Igreja Católica celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, o programa Arquivo A, da TV Aparecida, convida os telespectadores a refletirem sobre as mazelas da sociedade contemporânea. Com exibição especial na sexta-feira (18), às 13h, a reportagem de Rafaela Lourenço traz como tema o “Calvário Social”, que conecta a espiritualidade da Semana Santa com as dores invisíveis da população vulnerável.
A produção apresentará histórias de desafios sociais e de saúde pública que refletem, ainda hoje, os sofrimentos de Cristo por meio da dor do próximo. O especial trará depoimentos comoventes de pessoas em situação de rua — uma realidade que afeta mais de 327 mil brasileiros, entre homens, mulheres e crianças que convivem com a fome, o frio e o abandono.
Além disso, a reportagem aborda o drama dos imigrantes que chegam ao Brasil em busca de uma nova chance. Em 2024, mais de 194 mil pessoas atravessaram fronteiras, fugindo de guerras, da miséria e do desemprego. Um exemplo é o boliviano Daniel, que desembarcou no país há poucos meses com a família, e o angolano Alberto, que teve de deixar esposa e filhos para escapar da crise econômica que assola Angola há quase dez anos.
Receba atualizações em primeira mão!
O especial também mostra histórias de superação que representam verdadeiras “ressurreições” cotidianas. Ícaro, por exemplo, superou o vício em drogas há 21 anos. Hoje, ele atua no Recifran, projeto social dos franciscanos, e sonha em conquistar um lar. Já Regis Adriano enfrentou 25 anos de dependência química. Há cinco anos, reconstrói sua vida com o auxílio do esporte, realiza palestras motivacionais, publicou três livros e se dedica a orientar jovens em situação de risco.
Com reportagem de Rafaela Lourenço, produção de Tatiane Vieira, imagens de Diego Rosa e assistência de mídias de Leandro Zappa, o especial Arquivo A – Calvário Social será exibido na sexta-feira (18), às 13h, na TV Aparecida.