Conhecidíssimos do grande público por sua vasta experiência, os jornalistas José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Isabela Assumpção, Renato Machado e Francisco José foram dispensados pela TV Globo durante a última semana. Eles se juntam a Alberto Gaspar, Ari Peixoto e Roberto Paiva, demitidos no início de outubro e que também tinha décadas de emissora.
A saída dos medalhões escancara um provável processo de renovação dentro do departamento de jornalismo da TV Globo, que ainda deve atingir outros jornalistas mais experientes no canal e que teoricamente possuem altos salários.
José Hamilton Ribeiro tem 86 anos e estava na TV Globo desde 1981, atuando em sua maioria como repórter do Globo Rural e Globo Repórter. Durante sua longa passagem, cobriu a Guerra do Vietnã (1959-1975), onde inclusive perdeu uma de suas pernas após pisar em uma mina terrestre. O repórter também é vencedor de prêmios importantes do jornalismo no Brasil e no exterior.
Eduardo Faustini atuava no Fantástico e era conhecido como o “repórter secreto” ou o “repórter sem rosto”. Ele estava na emissora desde 1996 e era o responsável pela série “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, exibida pela revista eletrônica dominical desde 2014. Antes de chegar ao canal, havia trabalhado como repórter da Rede Manchete.
Isabela Assumpção tem 71 anos de idade e estava na TV Globo há 41 anos. Atualmente, ela integrava a equipe de reportagem do Globo Repórter, exibido nas noites de sexta. Em uma carta de despedida, divulgada inicialmente pelo RD1, a jornalista destacou que foi demitida por telefone, sem qualquer justificativa, sendo para si um “duro golpe”.
Renato Machado tem 78 anos e estava na TV Globo desde 1982. Por lá, foi apresentador e editor-chefe do Brasil entre 1996 e 2011, sendo também um dos principais plantonistas do Jornal Nacional. Machado esteve ainda como correspondente international da emissora em Londres por dois períodos e era repórter do Globo Repórter desde 2016, quando retornou ao Brasil.
Francisco José tinha 46 anos da emissora, sendo repórter e apresentador esportivo, como também atuante na editoria geral. For correspondente do Jornal Nacional no Nordeste e assinou 103 edições do Globo Repórter. Vencedor de inúmeros prêmios do jornalismo, Francisco ainda tem material inédito para ser exibido, que deve ir ao ar apenas em março do ano que vem.
Leia também: Globo Repórter registra alta audiência e é um dos programas mais vistos do dia