O casal de apresentadores Renato e Cristiane Cardoso, conhecidos por comandarem o programa ‘The Love School‘, vão entrar na justiça contra o dono do site TV Foco, que costuma se envolver em polêmicas criando notícias falsas, as conhecidas fake news.
O genro e a filha do Bispo Edir Macedo, dono da Record TV, foram alvos de uma matéria criada pelo site com um título sensacionalista “Genro de Edir Macedo entra em conflito com a mulher, a destrói ao vivo e anuncia decisão: ‘melhor a gente encerrar’”, no entanto ao clicar na publicação, o conteúdo em nada tinha a ver com o título.
Em publicação no site da Universal.org, a assessoria de imprensa afirmou que o tal “conflito” era, na verdade, uma transmissão ao vivo pela Internet, uma live do programa ‘The Love School’, ocorrida no dia 20 de maio. “Na dinâmica da apresentação, o casal se utilizou das próprias experiências para ensinar como aprimorar os relacionamentos amorosos. Nada além disso”, diz o texto.
Mas a fake news não passará em branco, uma vez que o casal acionará a justiça contra o dono do site, Aaron Tura. Em recente entrevista ao Metrópoles, ele reconheceu os exageros em seu blog, afirmou que estava perdendo dinheiro com isso e que estava “suavizando os títulos”.
Fake News lucrativa
A matéria publicada pela Universal ainda explica como funciona o negócio lucrativo e de gosto bastante duvidoso de Aaron, que possui um lucro mensal estimado em R$ 100 mil por mês.
“Funciona assim: Tura e sua equipe capturam reportagens alheias sem o devido crédito — o que também pode ser chamado de plágio. Além dos textos de péssima qualidade, o “TV Foco” quase sempre ultrapassa o limite dos fatos e cria peças mentirosas, com o único propósito de atrair os cliques dos leitores. Esta prática tem o nome de clickbait, ou caça-clique“, afirma aUNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal .
Por fim, a reportagem lembrou que Aaron Tura foi demitido da Band em razão de uma outra notícia falsa publicada por ele.
“Mas, desta vez, Aaron Tura também responderá na Justiça pelo crime que cometeu contra a honra de Renato e Cristiane Cardoso“, concluiu a publicação.