O jogo entre Dinamarca e Tunísia, pela Copa do Mundo 2022, é de muita emoção na TV Globo, na manhã terça-feira (22). Em um dia histórico, Renata Silveira se tornou a primeira mulher a narrar uma partida do torneio na emissora. Para ela, além desse feito, a partida é marcada também pelo reencontro com o jogador dinamarquês Christian Eriksen, que viveu um drama durante a Eurocopa 2020, realizada no ano passado.
Contratada em dezembro de 2020, após uma longa passagem pelo Fox Sports, Renata Silveira também foi a primeira mulher a narrar futebol na história do Grupo Globo. Em março do ano passado, ela estreou no SporTV. Já em fevereiro deste ano, transmitiu pela primeira vez um jogo na TV Globo, em duelo pela Supercopa Feminina. Depois, esteve ainda em uma partida do futebol masculino, em TV aberta.
É o terceira Mundial da narradora, que transmitiu alguns jogos da edição de 2014 pela rádio Globo e fez o torneio de 2018 pelo Fox Sports, em uma transmissão formada apenas por mulheres no segundo canal. Renata agora segue fazendo história, sendo a primeira mulher a narrar uma Copa do Mundo pela TV Globo. Logo no início da transmissão, ela foi recepcionada pelos comentaristas Zé Roberto e Richarlyson, além do repórter Gutu Rabelo.
O jogo também é marcado pelo reencontro dela com Eriksen, que estará em campo. Era Renata quem narrava, pelo SporTV, a partida entre Dinamarca e Finlândia, pela Eurocopa 2020, quando o jogador sofreu uma parada cardiorrespiratória. Aquela transmissão teve enorme repercussão nas redes sociais e o desempenho da locutora foi muito elogiado. Devidamente recuperado, o atleta voltou a atuar por clubes e pela seleção dinamarquesa.
Narração feminina
Nessa segunda-feira (21), na partida entre Estados Unidos e País de Gales, Natália Lara já também havia feito história no SporTV. Ela foi a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo, no canal de esporte da Globo. As duas seguirão transmitindo outros jogos do Mundial do Catar, ao longo dos próximos dias.
Leia também: Cléber Machado se diverte com derrota da Argentina e web repercute: “Monstro”