A novela Renascer (TV Globo) começa a semana com uma importante virada em sua história: a emboscada preparada por Egídio (Vladmir Brichta) para matar um dos filhos de José Inocêncio e, assim, se vingar de seu inimigo. Tudo começará quando João Pedro (Juan Paiva) buscar José Venâncio (Rodrigo Simas), que foi para Ilhéus disposto a contar toda a verdade para o pai.
Na estrada, o próprio Egídio atira na caminhonete onde estão os dois irmãos e, com isso, João Pedro perde a direção e o veículo sai da estrada. O diabinho avisará José Inocêncio, que sai em disparada para tentar salvar os filhos. Enquanto isso, João Pedro carregará no colo o irmão e o levará para a casa de Morena. É ali que acontecerá um dos momentos mais emocionantes desta semana na novela.
Delirando, José Venâncio chama pela mãe e é acolhido por Maria Santa (Duda Santos). Quem acompanhou a gravação garante que esta foi uma cena que fez todo mundo ficar em silencio no estúdio. Além disso, até mesmo quem conhecia todo o texto chorou enquanto Rodrigo Simas e Duda Santos realizavam a cena. “É a última cena de José Venâncio na história e que foi bem especial fazer”, diz Rodrigo Simas. “O Juan é uma pessoa admirável e um dos melhores atores da geração. Foi uma sequência difícil e trabalhosa. Não fizemos as cenas em ordem cronológica, viajamos para gravar na serra do Rio de Janeiro”, revela o ator.
Fidelidade ao original
Apesar de Rodrigo Simas ter conquistado o telespectador, José Venâncio deixará Renascer porque Bruno Luperi seguirá fielmente a obra escrita por Benedito Ruy Barbosa. Em 1993, o autor matou o personagem porque o autor Taumaturgo Ferreira se desentendeu com o diretor e parte da equipe da TV Globo.
No lançamento de Renascer, Bruno Luperi afirmou que não mudaria o destino do personagem porque a história seguiu com a morte dele. Segundo seu raciocínio, manter José Venâncio vivo mudaria a trama de Buba, José Augusto e Elaine.
Rodrigo Simas diz que José Venâncio foi a oportunidade de mostrar um homem em crises pessoais. “Sempre tentando acertar e curar alguns traumas, mas dificilmente conseguia. Ele teve uma trajetória de encontros e desencontros, mas terminando a vida numa tocaia sem nem saber de onde surgiu. Ele deixou de viver suas verdades e repetir padrões para agradar o próprio pai. Uma prisão dentro da própria cabeça”, completa.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.