Um grande artista não precisa de longos textos ou de cenas cheias de ação para mostrar toda sua arte e capacidade de interpretação. Um olhar, uma lágrima, o silêncio, a pausa e o gestual entregam muito mais do que os diálogos e a intensidade das palavras. Foi o que assistimos nesta sexta-feira (16/02). A despedida de Jacutinga de Renascer deixou bem claro que Juliana Paes está em outro patamar entre os artistas de sua geração.
A cena em que Jacutinga de Juliana Paes deixa Renascer durou oito minutos, mas não sentidos pelo telespectador tamanho o envolvimento que tivemos com esse momento que uniu interpretação, iluminação, música e uma sensibilidade única de todos os envolvidos.
Envelhecida, através de sua janela, Jacutinha volta no tempo e relembra a tarde feliz do casamento entre José Inocêncio e Maria Santa. Mas, sua viagem nas lembranças é interrompida pela chegada de Norberto. Até aí foram 90 segundos com a reação de Juliana Paes. Quieta. Só no olhar. Entretanto, o pensamento gritando sem nenhuma palavra dita.
Tocante, emocionante, envolvente. E a conversa entre os dois só nos prepara para o momento mais brilhante dessa sequência: a dança de Jacutinga e Norberto. “Agora eu posso ir embora. Pelo bem ou pelo mal, eu levei o amor novamente para aquela casa”, resume a cafetina.
Muitos talentos no ar
É claro que a sequência da despedida de Jacutinga mexeu com o telespectador a partir da bela interpretação de Juliana Paes. Mas, ali está a soma de muitos talentos. Matheus Nachtergaele também entregou toda a emoção de Norberto e mostrou o quanto grande é na arte de interpretação. Além disso, teve também o texto e a brilhante direção.
Parabéns para quem aprovou os três minutos da dança de Jacutinga e Norberto, mais um daqueles momentos de Renascer que ficarão marcados na memória do telespectador. Afinal, uma boa história precisa desse tipo de cena. Uma boa novela precisa ter a paciência e o tempo para contar todos os desfechos. Ainda bem que em Renascer muitas vezes a velocidade é deixada de lado para que a gente possa simplesmente admirar e se entregar a um outro estado de emoção.
Ao ver a cena desta sexta-feira em Renascer, não tenho a menor dúvida em afirmar que Juliana Paes está realmente num patamar mais elevado da interpretação. Ela é uma grande atriz. Afinal, Ela está num time seleto de intérpretes que podem escolher papéis, que não são reféns de personagens bonitas e sensuais e que costumam sair da mesmice.
Leia mais:
Canal do Vannucci
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.