A tradição da música-tema da Copa começou em 1962, no Chile, quando os organizadores usaram canções para gerar interesse antes do início dos jogos. Sessenta anos depois, essa ainda é uma das ações mais esperadas do evento. Com abertura da Copa do Mundo 2022, muito tem se falado na trilha sonora que marcou o evento esportivo nos últimos anos. Confira hits que marcaram a Copa do Mundo em suas edições anteriores.
Entra ano, sai ano e “Waka Waka”, de Shakira, não sai da memória dos fãs de música e futebol. A canção foi lançada em 2010 para a Copa da África do Sul e segue em alta nas plataformas digitais mesmo após 12 anos. Outro hit que ganhou destaque mundial foi “La Copa De La Vida”, de 1998, cantada por Ricky Martin. Assim como “Waka Waka”, ocupa as melhores posições entre as melhores já lançadas pela FIFA, segundo eleitores da Billboard Americana.
Na copa anterior, em 2018, a canção “Live It Up”, interpretada por Will Smith, Nicky Jam e Era Istrefi foi escolhida para embalar os jogos na Rússia. Em 2014, quando sediou a Copa, teve uma representante brasileira dando voz a canção oficial da FIFA. Claudia Leitte ganhou repercussão internacional com “We Are One”, sua parceria com Jennifer Lopez e Pitbull. A canção foi eleita pela Billboard como uma das 3 melhores de todos os tempos e recebe cerca de 400 mil streamings nas plataformas digitais diários (no último mês).
A canção “The World Is Yours To Take”, do rapper americano Lil baby, foi a grande escolhida pela FIFA para ser o tema oficial dos jogos em 2022. Ela foi lançada em setembro, mas recebeu baixo investimento de divulgação, dando a margem para que outras se destacassem como “Tukoh Taka”, de Nicki Minaj, Maluma, & Myriam Fares.
Músicas-tema da Copa
- 1962 – El Rock del Mundial, de Los Ramblers (Chile)
- 1966 – World Cup Willie, de Lonnie Donegan (Inglaterra)
- 1978 – El Mundial, de Orquestra Filarmônica de Buenos Aires (Argentina)
- 1990 – Un’Estate Italiana, de Giorgio Moroder Project (Itália)
- 1998 – La Copa De La Vida, de Ricky Martin (França)
- 2010 – Waka Waka, de Shakira e Freshly Ground (África do Sul)
- 2014 – We Are One, (Ole Ola) de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte (Brasil)
- 2018 – Live It Up, de Will Smith, Nicky Jam e Era Istrefi (Rússia)
- 2022 – The World Is Yours To Take, de Lil Baby (Catar)
Leia também: Copa do Mundo: saiba quais rádios transmitirão o Mundial do Catar