Na manhã dessa quarta-feira, 20 de maio, Jair Bolsonaro anunciou a saída de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura, dois meses e meio depois de assumir o cargo. Em vídeo publicado numa rede social, o presidente está com a atriz que explica que está saindo, mas que ganhou um outro presente e continuará contribuindo para o Governo Federal. Os dois tomaram café da manhã juntos no Palácio da Alvorada, ela saiu do local sem falar com a imprensa e somente tirou fotos com fãs.
Na publicação, Regina ironiza a imprensa e diz que sente falta da família que mora em São Paulo. Em compensação, a atriz irá dirigir a Cinemateca de São Paulo. “Eu vim perguntar ao presidente se ele está me fritando, porque eu vi isso pela imprensa. Eu não acredito mais, mas de qualquer forma, vim perguntar pessoalmente. Tá me fritando, presidente?”, perguntou.
O presidente respondeu: “Toda semana tem dois ou três ministros, segundo a mídia, estão sendo fritados. Tudo isso pra desestabilizar a gente e jogar o governo no chão. Não vão conseguir. Jamais eu iria fritar você”.
Leia também: Regina Duarte discute com apresentadora da CNN Brasil ao vivo
Para explicar a saída, Bolsonaro escreveu em seu microblog: “Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho trabalho já realizado nos últimos 60 dias”.
Regina Duarte disse que comandar a Cinemateca é um sonho. “É um sonho para qualquer artista… É um braço da Cultura que funciona lá em São Paulo e é museu que funciona toda a filmografia brasileira. Ficar ali, secretariando a Cultura da Cinemateca, tem presente melhor que esse?”
Bolsonaro lamentou que não terá o convívio com a atriz em Brasília, mas faz questão dela nos eventos que ele participar na capital paulista.
Regina assumiu a Secretaria de Cultura em 4 de março. A classe artística apoiou o nome e criou-se uma expectativa para o diálogo entre o Governo e profissionais da Cultura. Porém, principalmente após a entrevista polêmica à CNN, a agora ex-secretária foi criticada por todos.
A Secretaria, que é ligada ao Ministério do Turismo, terá um quinto titular em 17 meses e governo. O mais cotado é o também ator Mário Frias, que está no ar na RedeTV! com o programa A Melhor Viagem.