A Record TV demitiu, nesta quinta-feira (03), o jornalista Herbert Moraes, ex-correspondente internacional, em uma nova rodada de cortes visando reduzir custos. O profissional atuava na emissora desde 2004. Além dele, o repórter especial Mauro Júnior também deixou o canal.
Atualmente, Herbert Moraes trabalhava atualmente em um dos principais jornalísticos da Record TV, o Domingo Espetacular. O jornalista teve uma carreira extensa como repórter de guerras no Oriente Médio.
Nesse sentido, cobriu conflitos como a briga entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza, a Guerra do Iraque e a revolução que derrubou o então presidente Hosni Mubarak, do Egito, em 2011.
O jornalista retornou ao Brasil em 2020 e assumiu a posição de repórter especial na revista eletrônica. Ao F5, Herbert Moraes confirmou a demissão, mas optou por não comentar o assunto. Já o repórter Mauro Júnior não respondeu aos telefonemas.
A Record TV vem enfrentando desafios financeiros e, desde o mês passado, tem realizado cortes em diversos setores para reequilibrar suas contas após um prejuízo de R$ 500 milhões em sua operação no ano de 2022, conforme balanço que divulgou em maio.
Além de Herbert Moraes, outros profissionais da Record TV deixaram o canal. Entre eles, Janine Borba, Patrícia Costa, e o narrador Lucas Pereira, que estava na empresa desde 2012. Aliás, no setor esportivo, os repórteres Janice de Castro e Roberto Thomé, bem como Georgios Theodorakopoulos, conhecido como Grego, que era chefe do setor desde 1992, também foram desligados.
Marcio de Castro, coordenador da cobertura do Campeonato Paulista em 2023, também está entre os demitidos.
Em comunicado, a Record TV explicou que os cortes foram necessários para viabilizar novos investimentos e reiterou o respeito às leis e regras trabalhistas, visando o bem-estar dos colaboradores.