Muito além dos sucessos com suas novelas, como ‘Caminhos do Coração’ e ‘Os Dez Mandamentos’, a Record TV tem uma trajetória de grandes feitos na TV brasileira, fatos que marcaram a vida dos fãs da emissora e público, no Brasil e no mundo.
Nesses 65 anos de Record TV, o Portal Alta Definição criou uma linha do tempo para você recordar momentos inesquecíveis da emissora.
Rede Record entra no ar – 27 de setembro de 1953
Às 20h do dia 27 de setembro de 1953, a TV Record entrava no ar com um programa musical. A atração, chamada Grandes Espetáculos da União, era apresentada por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.
Elis Regina e Jair Rodrigues chegam à Rede Record – Anos 60
Na década de 60, o programa O Fino da Bossa estreou na tela da Rede Record.
A atração — que marcou a história da TV brasileira — era apresentada por ninguém menos que Elis Regina e Jair Rodrigues, que recebiam outros ícones da música para apresentações ao vivo.
O Fino da Bossa marcou não só a história da televisão no país, como também ajudou a difundir e redefinir os rumos da música popular brasileira.
Renato Aragão, Dedé e Mussum fazem sucesso na Record – Anos 70
Você pode até não lembrar, mas muito antes de formarem a trupe Os Trapalhões, Renato Aragão, Dedé e Mussum compunham a turma de Os Insociáveis. A atração era exibida na década de 70 na Record.
Antes disso, Renato Aragão já tinha atuado em outras atrações da casa, como A Praça da Alegria — como Didi — e Uma Graça, Mora?.
Programa do Bozo, Perdidos na Noite e outros marcam a década – Anos 80
Além do investimento na estrutura, a Rede Record levou ao ar durante os anos 80 alguns programas que são lembrados até hoje pelo público.
Almoço com as Estrelas, apresentado por Lolita e Ayrton Rodrigues, o infantil Bozo, o humorístico Dercy aos Domingos, com a polêmica Dercy Gonçalves, e Perdidos na Noite, comandado por Fausto Silva, foram as principais novidades.
A variedade de atrações marcou a programação da emissora neste período.
Ana Maria Braga, Boris e Ratinho na Record TV – Anos 90
Ana Maria Braga veio para a Rede Record durante a década de 1990.
A apresentadora comandou o Note e Anote, um programa que levava as principais novidades para as mulheres e dava dicas para as mulheres que queriam ganhar dinheiro, mesmo sem sair de casa.
O final da década de 1990 foi marcante para a Record, o jornalista Boris Casoy veio para a emissora comandar o principal noticiário da grade de programação, o Jornal da Record. Carlos Massa, o Ratinho, também assinou com o canal, e atraiu muitos telespectadores para a sua atração.
A cobertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA) marcou o esporte na emissora na década.
Eliana e Raul Gil fazem sucesso na Record TV, emissora investe alto em teledramaturgia– Anos 2000
Os anos 2000 foram mesmo especiais para o apresentador Raul Gil. Ele, que já estava na programação da Record com a atração que levava o seu nome, conseguiu consolidar-se no topo da audiência com o lançamento de um quadro de calouros.
O Quem Sabe Canta, Quem Não Sabe Dança, trazia cantores anônimos para mostrarem seus talentos na tela da Record. E mostravam que tinham talento mesmo!
Eliana na Record
No final da década de 90, a apresentadora Eliana foi contratada pela Record para comandar o programa infantil Eliana & Alegria. No entanto, foi no início de 2000 que ela estourou na audiência e caiu nas graças de seu público.
O programa exibia desenhos de sucesso como o fenômeno Pokémon e séries japonesas clássicas como Jaspion e Ultraman.
Depois do Eliana & Alegria, a apresentadora comandou ainda o Eliana no Parque e o Eliana na Fábrica Maluca. Todos com sucesso.
Mais tarde, Eliana seria apresentadora do Tudo é Possível, dessa vez voltada para o público adulto.
Criação do Recnov
A Record adquiriu o complexo de estúdios de Renato Aragão, que fica no Rio de Janeiro e investiu muito alto na criação de mais novelas que marcaram a dramaturgia.
Na mesma época foram contratados renomados atores, escritores, diretores e produtores.
Por lá foram gravadas: Essas Mulheres, Prova de Amor, Cidadão Brasileiro, Amor e Intrigas, Chamas da Vida, Mutantes, Poder Paralelo, Ribeirão do Tempo, Vidas em Jogo, Máscaras entre outros.
Gugu na Record, sucesso com o esporte olímpico e primeiras minisséries bíblicas – 2010
Em março de 2007, a Record anunciou a aquisição dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011 e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres.
As transmissões foram um sucesso de audiência, muitas vezes chegando a liderança.
Gugu
Em agosto de 2009, o programa estreou logo após o Domingo Espetacular. Na estreia, Gugu recebeu o Blue Man Group e comandou os quadros De Volta pro Meu Aconchego, Sonhar Mais um Sonho, Devo uma Nota, Nasci de Novo, Lendas Urbanas, entre outros.
Séries Bíblicas
As minisséries bíblicas ganharam cada vez mais força e conquistaram muita audiência para a Record nos últimos anos. Desde 2010, uma produção foi lançada a cada ano.
Depois de A História de Ester e Sansão e Dalila veio Rei Davi, em 2013 o canal exibiu também José do Egito. Todas elas tiveram superproduções que encantaram os telespectadores.
Novela bíblica lidera audiência em todo o país, Xuxa e Porchat assinam com a Record, emissora muda o logo – 2015
Um novo recomeço na teledramaturgia da emissora, em 2015 foi ao ar o primeiro capítulo de ‘Os Dez Mandamentos’ um dos maiores sucessos dos últimos tempos, líder absoluta de audiência, a Record TV viu a novela chegar a vários países e fazer ainda mais sucesso, numa proporção jamais imaginada, nem ao menos pela concorrência.
No mesmo ano, dois grandes nomes do entretenimento assinam contrato com a emissora. A eterna rainha dos baixinhos deixa a Globo após mais de 30 anos de serviços prestados e encara seu primeiro programa ao vivo, atualmente ela comanda o ‘Dancing Brasil’. Já o ator e apresentador Fábio Porchat também veio para a emissora e hoje faz sucesso com seu talk show ‘Programa do Porchat’.
No ano seguinte, a emissora mudou o logo radicalmente, passando por um processo de rebranding, que reposicionou a marca da emissora de “Rede Record” para “RecordTV”.
Emissora dos reality shows, o sucesso do Balanço Geral e nova Newsroom – 2018
O ‘Balanço Geral’ e sua fórmula de sucesso tira o sono da Globo, o quadro ‘A Hora da Venenosa’ lidera a audiência com grande vantagem sobre a concorrente, promovendo mudanças quase que diárias no programa da emissora carioca.
2018 também é o ano dos reality shows na Record TV, Dancing Brasil, A Casa, A Fazenda, Batalha dos Confeiteiros, Power Couple Brasil e o Canta Comigo, que marcou uma nova fase na carreira de Gugu.
Em comemoração aos 65 anos da Record TV, a emissora fez uma reforma geral em sua Newsroom.