Na manhã desta sexta-feira (19), a RECORD enfrentou uma série de desafios técnicos devido a um apagão cibernético confirmado. A emissora, no entanto, conseguiu corrigir os erros e retomar sua programação normal por volta das 11h50.
A pane global, que afetou a emissora desde às 05h00 da manhã, causou uma série de problemas na programação. Sem relógio e animações nas tarjas, a emissora teve que improvisar para manter os telejornais Balanço Geral e o Fala Brasil no ar. A RECORD também cancelou a edição local do Fala Brasil.
Apesar dos desafios, a emissora conseguiu transmitir sua programação sem maiores prejuízos. O canal cobriu amplamente o caso, com seus correspondentes nos Estados Unidos fornecendo informações precisas.
O programa Hoje em Dia foi um dos mais afetados pelo problema. Após a exibição do matinal, o Balanço Geral SP iniciou normalmente, já com as tarjas e GC’s completamente funcionais, assim como o relógio na tela e todas as animações.
Durante o tempo em que apresentou problemas, a Record News manteve sua programação normal sem apresentar nenhum erro.
O que causou o apagão cibernético?
O problema pode ter ocorrido devido à falha no sistema Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft. Se a RECORD utiliza o serviço, pode ter sido diretamente afetada. A Azure usa uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa de cibersegurança CrowdStrike, que serve para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers). Uma falha nesse sistema é que está por trás da pane global.
De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurz, o problema ocorreu por causa de um “defeito na atualização de conteúdo” da Falcon, e não de um ataque cibernético.
A Microsoft afirmou que corrigiu a causa da falha global, mas ainda impacta grandes empresas.
Procurada pelo Portal Alta Definição, a RECORD ainda não se manifestou oficialmente sobre a falha nem deu informações sobre como o problema foi corrigido.