Ontem, 31 de maio, o reality show da Record TV comemorou 10 anos desde sua estreia em 2009. Atualmente apresentado por Marcos Mion, com direção de Rodrigo Carelli, o reality já sofreu diversas alterações em seu formato ao longo de todos esses anos. Vamos conferir algumas dessas principais mudanças que o reality já teve:
Provas
Uma das mais importantes provas do jogo, conhecida hoje em dia como “Prova de Fogo”, já foi intitulado como “Desafio Semanal” e “Prova da Chave”, nas primeiras quatro temporadas o peão que perdesse a prova ia direto pra “Roça”, da quinta até a sétima, quem vencesse ganharia o poder da chave, onde nele poderia ter várias surpresas que sempre faziam mudar o rumo do jogo. Hoje, o vencedor desse desafio ganha dois lampiões, um sempre é positivo e o outro traz uma surpresa desagradável que faz esquentar ainda mais a competição.
Leia também: Ivan Moré negocia com a Record TV
Apresentadores
Outra mudança irreparável do programa foi o troca troca de apresentadores. Até a sétima edição do reality, o apresentador Brito Jr. comandou a atração. Em 2015 a Record TV optou por trocar o comando de Brito pelo de Roberto Justus, que ficou por duas temporadas seguidas. Roberto não havia agradado o público, sua maneira de conduzir o programa foi muito criticada, e em 2018 a emissora da Barra Funda reinventou e trouxe Marcos Mion para o comando da atração, e até então segue firme com ele, que por sinal arrancou muitos elogios enquanto esteve à frente da temporada 10 de “A Fazenda”.
Repórteres
Todo programa nesse estilo costuma ter um repórter, que sempre vai as ruas fazer perguntas e colher opiniões do público sobre o comportamento dos confinados. No reality rural não foi diferente, durante esses 10 anos passaram sete repórteres, entre eles Chris Couto, Celso Cavallini, Juliana Camargo, Dani Duf, Bruna Calmon, Sheila Mello e Flávia Viana.
Sede
Uma mudança que mexeu literalmente com todas as estruturas de “A Fazenda” foi a troca de endereço. Em 2017, retornando de um ano sabático que o reality teve, a sede oficial da fazenda saiu de Itú (SP) para Itapecerica da Serra (SP), onde também é gravado “Power Couple Brasil”, outro reality da emissora.
É claro que dentre outras muitas mudanças que o reality show rural já teve a dinâmica no geral sempre permaneceu a mesma. O fazendeiro e a sede sempre indicam um peão para a roça, e por voto popular, o menos votado é eliminado. A duração do programa sempre fica em torno de 3 meses.
A atração da Record TV permanece por 10 anos na nossa telinha, e pela perseverança da emissora, ainda continua com um público fiel. Em 2019, a décima primeira edição estreia em setembro, e todos já estão ansiosos pelas novidades e mudanças que estão por vim nessa nova temporada.