Se estava faltando potência ao ator Rafael Gevú para dar vida ao personagem Samuel em Reis, a partir do episódio dessa segunda-feira (18/04) não falta mais. O ator simplesmente brilhou com um monólogo de quase 10 minutos, carregado de emoção, potência e porque não dizer fé, já que se trata de um texto bíblico. Reis, série da Record TV, tem muitos defeitos, mas a escalação de Gevú como o profeta Samuel não é um deles.
Com uma carreira já um tanto consolidada, com passagens pela TV Globo e atuações no cinema, Rafael Gevú está em sua quarta trama bíblica na Record TV. Ele viveu Asher ainda jovem em O Rico e Lázaro (2017), o apóstolo João em Jesus (2018) e o rei Dnin-Sim em Gênesis (2021). No entanto, em nenhum desse papéis o ator demonstrou a potência e a força em cena, como nesse episódio da primeira temporada de Reis, vivendo Samuel.
Em texto bíblicos, na maioria das vezes é necessária uma entrega por completa dos atores principais, que precisam de certa forma passar aquela mensagem aos espectadores. A própria diretora de dramaturgia do canal, Cristiane Cardoso, afirma que as tramas bíblicas da Record TV são muito mais do apenas que obras ficcionais e sim mecanismos de evangelização. O acesso a bíblia, para muitas pessoas, se dá através de acompanhar essas novelas e séries da emissora, segundo a filha do Bispo Edir Macedo.
Quem não se lembra da potência de Guilherme Winter como Moisés, em Os Dez Mandamentos. Ou de Dudu Azevedo vivendo Jesus de Nazaré na novela Jesus. Sempre com muita entrega, emoção e cativando o público. O que Gevú fez nesse episódio de Reis foi exatamente isso, em talvez uma das passagens mais difíceis em todas as tramas bíblicas gravadas até hoje. Um monólogo enorme, sem trilha de fundo e baseando-se apenas na potência e na força do discurso, que tinha um texto de Raphaela Castro também muito bem escrito.
Em uma publicação no Instagram, Rafael Gevú comentou o desafio que foi gravar essa cena, destacando que precisou se conectar com o personagem e o personagem com ele. “Essa conexão entre a minha vida e a do personagem foi essencial para que eu pudesse estar de verdade ali, naquele momento. Tudo isso foi vivo dentro de mim pro set, fervilhando na minha cabeça. O trabalho estava lá e no momento da ação eu simplesmente o libertei”, escreveu ele.
Também nas redes sociais, elogios não faltaram ao ator, seja de colegas de profissão ou do público de casa, para a cena apresentada. E é claro que eles são mais do que merecido, pela brilhante atuação que Gevú apresentou nesse episódio de Reis.