A TV Cultura estreia na noite de hoje (08) a nova temporada do Provoca. Apresentado por Marcelo Tas, o programa estará de novo visual, cenário e pacote gráfico, e recebe a escritora e filósofa Djamila Ribeiro.
O Provoca está sempre em transformação. Dessa vez, junto com as equipes da TV Cultura atualizamos o pacote gráfico, o cenário e as informações na tela para ficar mais claras e bonitas para o público. Na parte editorial, o desafio é manter a diversidade de vozes que aparecem no programa.
comenta o apresentador
No bate-papo da estreia, Marcelo Tas e Djamila Ribeiro falam, entre outros assuntos, sobre Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, brigas, viver nas trincheiras e racismo.
Tas pergunta porque Sério Camargo chamou o congolês, que foi espancado até a morte reivindicando salário, de vagabundo. “Olha, eu sempre me recusei a dar entrevistas sobre ele (…) ele representa um governo, se sair de lá, o presidente vai botar outra pessoa (…) o grande problema é esse, o que essa administração representa, quais são as políticas que essa administração tem feito, inclusive em relação à população negra”, diz Djamila.
A filósofa também fala sobre o meme “descansa militante”. “Eu venho dessa formação de base, de movimento social, eu aprendi muito com as mais velhas. Uma vez conversando com uma delas, ela falou: ‘a geração de vocês tem que aprender a equilibrar as coisas, cuidar de vocês também, porque a gente fica nessa coisa de lutar, lutar, e não cuida das nossas próprias coisas, da saúde, do mental”, comenta.
O Provoca vai ao ar nas noites de terça-feira, a partir das 22h00, na TV Cultura.
Leia também: Renata Lo Prete responde pergunta de sobre atrasos constantes do Jornal da Globo